15 fevereiro 2013

Reunião da Obra da Copa: Povo das árvores 10 x 0 SMAM Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre




Caio Lustosa, ex-Secretário da SMAM.  (foto: Cesar Cardia)


População se manifesta. (Foto: Ramiro Furquin/Sul 21)

Zachia da SMAM. (Foto: Ramiro Furquin/Sul 21)

O auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre lotou no dia de ontem (14/02) com centenas de pessoas para a reunião do COSMAM (Conselho Municipal do Meio Ambiente) com a SMAM, Prefeitura de Porto Alegre, vereadores e ambientalistas. 

Secretário da SMAM Secretaria do Meio Ambiente, o ex-dirigente de futebol, ex-vereador Luiz Fernando Záchia apresentou os motivos técnicos para o corte das 118 árvores na avenida em frente a orla do Guaíba e Usina do Gasômetro, porém não convenceu o povo presente. Falou que houveram estudos, mas que a única solução encontrada foram os cortes. As pessoas presentes fizeram muitas críticas pela atuação da SMAM na cidade, trouxeram vários exemplos negativos e pediram a sua saída da pasta, por não ser do meio ambiente e representar os interesses da Copa de Futebol da FIFA.

Francisco Milanez da AGAPAN argumentou que "na lei de Estudo de Impacto Ambiental devem ser esgotadas todas as alternativas de um projeto de obra para evitar o dano ambiental à região. Sem esgotar todas as possibilidades não deve haver decisão. EIA Rima prevê realizar audiência pública com a população antes, debatendo o problema e construindo soluções. Isto não vem ocorrendo em Porto Alegre com as Obras da Copa de futebol em 2014, não há diálogo com a população. A SMAM tem liberado tudo. Nós da AGAPAN sugerimos que possamos discutir em conjunto com a Prefeitura outras soluções alternativas. Estamos a disposição para contribuir."

Fernanda Melchiona, vereadora, apresentou relatório de que 9.000 mudas foram compensadas por compra de motosseras pela SMAM. 

Sofia Cavedon, vereadora, apresentou que "a avenida João Goulart não possui pontos de congestionamento, o trânsito tem fluidez, não sendo necessário o alargamento da via. Ali passam muitas bicicletas e pedestres pela faixa de segurança, se colocarmos  uma "freeway" no local, como estas pessoas vão atravessar para ir à orla do Guaíba?"

Priorizar os automóveis foi uma crítica levantada pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT) durante a reunião. “Estas políticas automobilística, como esta que prevê uma via expressa dentro de um perímetro urbano, vão na contramão da mobilidade que deve priorizar o transporte coletivo, que transporta mais pessoas, com menos impacto ambiental”, argumentou. (Sul21)

Lívia Zimermann, da União pela Vida falou que "um secretário do meio ambiente deve aconselhar o prefeito e seus colegas da Prefeitura para evitarem obras, ir contra eles se preciso for, pra evitar obras com impactos negativos no ambiente natural. Deve se do lado do meio ambiente e não contra."

No final da reunião após negociação entre todos foi definida para dia 19/02 às 11h30  Audiência Pública com a  Promotoria de Defesa do Patrimônio Urbanístico do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). 

No mesmo dia 19/02, pela manhã se reunirá  um grupo de trabalho com a Prefeitura, ambientalistas, vereadores e moradores. Uma Audiência pública será marcada para a população ver as soluções encontradas pelo grupo de trabalho, em data a ser logo marcada. O corte de árvores está suspenso até esta audiência pública na Câmara de Vereadores. 

A participação de toda a população é importante, continue atento e participe.

Francisco Milanez da AGAPAN.





César Cardia  da AGAPAN. (Foto: Ramiro Furquin/Sul 21)

Jaqueline Sanchotene do Movimento Viva Gasômetro. (Foto: Ramiro Furquin/Sul 21)

Manifestantes. (Foto: Ramiro Furquin/Sul 21)



Lívia Zimermann, ambientalista da União pela Vida afirmou que na pasta do meio ambiente deve ter um secretário que protege e impede a Prefeitura de fazer Obras que destroem o ambiente natural.  (Foto: Ramiro Furquin/Sul 21)

A formula para cidades menos quentes já existe.  (foto: PMPA Desiree Nunes) 
Saiba mais em:

http://www.sul21.com.br/jornal/2013/02/moradores-e-vereadores-cobram-prefeitura-por-derrubada-de-arvores-em-porto-alegre/

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=488701

 AGAPAN

Nenhum comentário: