15 março 2018

Riscos da mineração no Pampa é tema do primeiro Agapan Debate deste ano

Uma das atividades que mais impacta e representa riscos constantes de desastres no meio ambiente, a mineração de metais pesados é o foco principal do evento Agapan Debate que será realizado no próximo dia 9 de abril, às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O evento é promovido pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) e conta com o apoio da Universidade e da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) da Ufrgs. 
Diante da possibilidade de projetos de mineração serem instalados no bioma Pampa gaúcho, a Agapan realizou neste ano duas viagens para verificar de perto as situações de Palmas, distrito de Bagé, na região da Campanha, e São José do Norte, localizada no extremo sul do RS, entre o Oceano Atlântico a Lagoa dos Patos. A Diretoria da Associação, que viajou acompanhada de associados e interessados no tema, conversou com representantes das comunidades e lideranças locais. 
Para aprofundar o conhecimento sobre a questão e ampliar esse importante debate, a Agapan convidou as comunidades visitadas para participarem desta edição do Agapan Debate. 
As palestras técnicas serão apresentadas pelos pesquisadores Jaqueline Durigon e Caio Floriano dos Santos, ambos da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). 

Confira mais detalhes.

Palestra: Projeto Caçapava do Sul: a vida no Pampa em risco.

Dra. Jaqueline Durigon
Doutora em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), mestre em Botânica pela mesma universidade (2010) e bióloga licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e representante da Furg no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camaquã.

Palestra: Mineração em São José do Norte: para quê e para quem?

Dr. Caio Floriano dos Santos 
Oceanógrafo, mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, doutor em Educação Ambiental, professor substituto na Universidade Federal do Rio Grande no curso de Gestão Ambiental no Campus de São Lourenço do Sul.

Mediação: Francisco Milanez, presidente da Agapan




Confira aqui o registro em vídeo da viagem realizada a Palmas no dia 13 de janeiro deste ano. 


Participe também:


Na mesma data, às 14h, será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa (Plenarinho, 3º andar). 

Nenhum comentário: