13 novembro 2013

Lançamento da biografia "Depois de Tudo um ecologista" de Augusto Carneiro dia 13 de novembro na feira do Livro

Augusto Carneiro - DEPOIS DE TUDO – Um Ecologista.

Sessão de autógrafos de Augusto Carneiro e a escritora Lilian Dreyer será hoje 13 de novembro, as 18 horas,  na Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre.

                                                         



Sinopse:


Quando Augusto Carneiro nasceu, em 1922, a área onde depois seria erguido o Estádio Olímpico, do Grêmio, ainda era zona de trânsito de animais silvestres. Ele amava animais, mas a infância em meio à natureza exuberante, no então bucólico bairro da Glória, em Porto Alegre, não foi propriamente uma bênção. Ele foi testemunha involuntária de inúmeras agressões a bichos, e o matraquear de espingardas de caça frequentemente o impedia de brincar na rua. Ele cresceu assustado com seu meio cultural, que em seu modo de ver aceitava também violências contra crianças, jovens, mulheres e negros. O desejo de opor-se a isso o constituiu.
Ainda adolescente, tornou-se um militante antirracista e antifascista, o que o levou à adesão ao Partido Comunista Brasileiro. Militante ativo durante anos, afastou-se do partido por desencanto com o que entendeu como “desvirtuamento do regime comunista”, especialmente o soviético, de que chegou a ser colaborador direto. Mas esta proximidade fez com que descobrisse a profissão de livreiro. Como administrador da Livraria Farroupilha, ligada ao PCB, Carneiro viria a integrar o time de 14 pioneiros que, em 1953, promoveram a primeira Feira do Livro de Porto Alegre. O trabalho com livros nunca mais cessou e acabou por estabelecer uma ponte para outras formas de pensar o mundo, tornando-o receptivo ao ideário e ao ativismo ecológico de Henrique Luís Roessler e, mais tarde, José Lutzenberger. 
Augusto Carneiro foi co-fundador da nacionalmente pioneira Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, cuja ação viria a marcar a cultura de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Em 1981, depois de aposentar-se do Tribunal Regional do Trabalho, de que foi funcionário concursado, engajou-se em tempo integral no ativismo ecologista. 
No ano em que se comemoram seus 90 anos de vida, completados em 31 de dezembro de 2012, ele volta à Feira e à Praça da Alfândega, desta vez como personagem de livro. É protagonista de Augusto Carneiro – depois de tudo – um ecologista, obra que resultou de um trabalho de dois anos da jornalista e escritora Lilian Dreyer, autora também do já consagrado Sinfonia Inacabada – a Vida de José Lutzenberger. Motivada pelo peso e pela proximidade da ação dos dois ambientalistas, Lilian debruçou-se sobre as memórias e os arquivos de Carneiro, captando daí os elementos para compor o que ela classifica como um “retrato biográfico”. (Por Christian Goldschmidt) 

164 páginas, R$ 35,00
Editora Pelo Planeta/Scortecci

Convite no Facebook:
https://www.facebook.com/events/541884635882204/545971278806873/?notif_t=plan_mall_activity

Nenhum comentário: