26 novembro 2017

Causa mobiliza associados da Agapan e atrai novos apoiadores

A iniciativa da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) de dar início à captação de recursos para construir uma sede própria para a entidade tem despertado o interesse de pessoas que até o momento ainda não haviam se integrado, de forma mais efetiva, ao movimento ambientalista gaúcho. Esse é o caso, por exemplo, da bancária Marcela Aguiar e do músico e escritor Carlos Badia, que se associaram à Agapan em novembro deste ano.

Marcela Aguiar

"É gratificante estar com pessoas que se vêem menos como indivíduos e mais como parte de um todo. Um grupo que é, ao mesmo tempo, gentil e combativo em prol da vida."
Carlos Badia


"Tenho interesse em continuar como ativista, desta vez ligado a uma entidade da envergadura ética e profissional como é o caso da Agapan."






Ymara Menna Barreto
A Agapan conta com um quadro de mais de mil associados, entre professores universitários, pesquisadores, biólogos, geógrafos, engenheiros, jornalistas, arquitetos, sociólogos, advogados, e mais uma grande quantidade de profissionais de diversas áreas do conhecimento e de atuação.
“A entidade é mantida exclusivamente através das doações dos próprios associados, que contribuem, anualmente, com um pequeno valor para cobrir os custos básicos”, informa a tesoureira Ymara Menna Barreto, que é veterinária e tem sua clínica instalada na rua Ramiro Barcelos, em Porto Alegre. 

Apoio a quem protege a natureza não tem fronteiras
O engajamento na causa da primeira entidade ambientalista do Brasil, que atua, de forma ininterrupta, desde 1971 através de trabalhos 100% voluntário, tem ganhado fôlego com a adesão de novos associados de diversas localidades do Brasil e, inclusive, de fora do país. Em 2015, a professora  e ativista dos direitos humanos Chiara Madaro resolveu apoiar a Agapan a partir de Lecce, cidade do sul da Itália. Ela entende que, mesmo não morando no Brasil, é importante apoiar iniciativas que visam a proteger a natureza. 

Além dos novos adeptos da causa ambiental, que já têm percebido a urgência de apoiar o movimento ecológico, associados mais antigos também têm buscado maior aproximação com a entidade. No dia 25 de novembro, um grupo se reuniu no bairro Bom Fim de Porto Alegre para confraternizar e conversar sobre as pautas da Agapan.
Novos e antigos associados confraternizam junto à Feira Orgânica do Bom Fim
O encontro teve como palcos a já tradicional banca localizada na Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE), que ficou bastante conhecida pela atuação de Augusto Carneiro (1922-2014), fundador da Agapan ao lado de José Lutzenberger, e a calçada em frente ao Café Coletânea, localizado na Avenida José Bonifácio, na altura do número 731.

Associadas conversam com o público 
e falam sobre os projetos da Agapan
Livros e camisetas ajudam na obtenção de recursos
Os livros doados por diversos associados e as camisetas confeccionadas com motivos ligados à atuação da entidade têm ajudado na busca de recursos para a construção da nova sede. Em 2018, a Agapan também pretende levar à FAE alguns autores para conversarem com o público da Feira sobre suas obras. A Diretoria mantém a expectativa de que a nova coleção de camisetas, dessa vez com alguma sendo confeccionadas com fibras orgânicas, repita o sucesso obtido com a coleção 2017.

A sede
A ideia para construir a nova sede, segundo o arquiteto e biólogo Francisco Milanez, presidente da Agapan, é aproveitar o espaço que a entidade já tem, através de concessão pública, na esquina das avenidas Aureliano de Figueiredo Pinto com Praia de Belas para erguer uma estrutura com contêineres reaproveitados e harmonizados através de vegetação, adotando tecnologias sustentáveis. “Estamos procurando empresas especializadas na construção desse tipo alternativo de equipamento que queiram contribuir divulgando seu trabalho junto à Agapan neste que será um importante ponto de referência educativo em soluções tecnológicas sustentáveis na capital gaúcha”, informa Milanez.
Novas e tradicionais parcerias
Além do apoio da FAE, que também é fruto de uma luta de integrantes da Agapan ao lado da Cooperativa Ecológica Coolméia, estão se juntando à causa da Associação outras iniciativas sociais que buscam promover a conscientização sobre a importância de rever algumas ações humanas que estão na contramão das diretrizes ecológicas. A consciência ecológica é cada vez mais necessárias e urgentes frente ao atual cenário mundial.
“Estamos fortalecendo e ampliando as nossas parcerias, tanto para esse projeto pontual de construção da nova sede quanto para as futuras reciprocidades junto aos nossos apoiadores”, afirma o jornalista Heverton Lacerda, vice-presidente da Agapan. “A partir do sucesso de aceitação da coleção 2017 de camisetas, já estamos preparando uma nova leva para 2018. Dessa vez, também com a parceria da grife social Justa Trama, que fabrica vestuário a partir de fibras produzidas em uma cadeia de produção totalmente orgânica”, adianta Lacerda.
Além dessa novidade, a ampliação da presença na Feira dos Agricultores Ecologistas em 2018 para distribuir materiais informativos e conversar com feirantes e com o público em geral é outro ponto destacado pela entidade. O convite foi feito pelos organizadores da FAE como forma de apoiar a causa da Agapan e, ao mesmo tempo, disponibilizar ao público da Feira maior contato com materiais informativos produzidos pela associação ambientalista.
Na área da educação ambiental, a parceria está sendo encaminhada com o Instituto Zen Maitreya, entidade coordenada pelo monge budista Seikaku (ambientalista e filósofo Celso Marques, ex-presidente da Agapan). Em breve, serão informadas as oportunidades de participações para associados e público externo, amigos e simpatizantes da causa ambiental.

Doações
Os interessados em ajudar a entidade a construir sua sede também podem efetuar depósitos de qualquer quantia na conta corrente 0600. 613. 206 do Banrisul, agência 0100. O CNPJ é 87.169.4880001-63. Os comprovantes podem ser enviados para o e-mail agapan@agapan.org.br.

Informações: Imprensa Agapan

Nenhum comentário: