22 dezembro 2014

Pelo não desmantelamento da Sema


Nesta segunda-feira, a partir dás 10 horas, será votado na Assembleia Legislativa do Estado o PL 282/2014, que altera a Lei nº. 13601/2011, que dispõe sobre a estrutura administrativa do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul. O PL, entre outras coisas, propõe alterar o nome da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) para Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Segundo a Conselheira da Agapan, Edi Fonseca, a criação da Sema foi uma conquista importante do movimento ecológico. “A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, criada em 1999, é o órgão central do Sistema Estadual de Proteção Ambiental (Sisepra), responsável pela política ambiental do RS”, afirma.  Apesar do RS ser pioneiro na luta ambiental, foi um dos últimos Estados da Federação a instituir uma secretaria exclusiva para o meio ambiente. Hoje as questões ambientais estão extremante precarizadas e sofrem uma pressão direta dos setores econômicos, principalmente do agronegócio e da indústria. Se for aprovada, a alteração da lei vai fragilizar ainda mais o Sistema Estadual de Proteção Ambiental.

Por outro lado, o presidente da Agapan, que também está preocupado com o descaracterização da Sema, sobretudo pelo fato do RS ser o Estado mais atrasado no Cadastro Ambiental Rural do Estado (CAR), enviou um apelo ao atual Secretário do Meio Ambiente para que o mesmo encaminhei o processo administrativo que institucionaliza o CAR/RS para o governador Tarso Genro.

Outra preocupação da entidade e a indicação de Ana Pellini, pelo futuro governado  José Ivo Sartori para que a mesma comande a nova pasta de meio ambiente. 


Prezado Secretário

A Agapan teve conhecimento que há um projeto "Minuta de decreto CAR e vegetação do RS" que seria de bom alvitre ser encaminhado para o atual governador para aprovação, uma vez que o proximo governador e secretario provavelmente não teriam interesse, dado o pouco comprometimento com as coisas ambientais.
Salvaguardar o  Bioma Pampa no uso atual, seria muito melhor que ve-lo substituido por soja ou eucaliptus, que destruiria totalmente a grande biodiversidade deste Bioma em nosso País. 
Temos certeza que ainda sentiremos muita falta do secretario Neio que sempre nos ouvia e ponderava democraticamente sobre o que lhe era dito. O novo (a) não tem a confiança dos ambientalistas pelo seu passado autoritario.
Assim, solicita-se num ultimo ato democrático a frente da SEMA que o secretario de continuidade ao processo administrativo 14569-05.00/14-5, enviando-o ao governador Tarso Genro.
Cordialmente

Dr. Alfredo Gui Ferreira
Presidente da Agapan



Nenhum comentário: