08 agosto 2014

MP pode investigar trâmite da Lei das Antenas na Câmara de Porto Alegre



Denúncia oferecida ao Ministério Público Estadual (MP) pela Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) sobre o trâmite da  Lei das Antenas na Câmara Municipal de Porto Alegre será analisada pela Promotoria de Justiça e Defesa do Meio Ambiente.

O material chegou nessa terça-feira à Promotoria e ainda não foi distribuído para apreciação. A Agapan pretende procurar também o Ministério Público Federal (MPF) nos próximos dias. Conforme o presidente da Agapan, Alfredo Gui Ferreira, a intenção é que seja investigado o procedimento legislativo em torno do projeto que altera as normas para instalação de antenas de telefonia na Capital, aprovado em 16 de julho. Entre os pontos controversos estão a realização de uma única audiência pública, convocada por decisão judicial, mediante ação da própria Agapan, e o fato de o projeto não ter passado por comissões de saúde e meio ambiente da Câmara.

— É preciso esclarecer o motivo de tanta pressa para aprovar esta lei, que é prejudicial à saúde da população e só beneficia as empresas de telefonia — resume Ferreira.

O texto, de autoria do Executivo, entrou na Casa em dezembro, com caráter de urgência. A justificativa inicial era a necessidade de melhorar os serviços de telefonia e internet para a Copa, e havia pressão das operadoras pela mudança das regras para possibilitar investimentos. Opositores à proposta argumentam que poderia haver benefício econômico às empresas com as novas regras, pois processos por instalações irregulares somariam mais de R$ 500 milhões em multas. A mudança nas normas daria embasamento jurídico para anistiar essa dívida.

Diversos órgãos ambientais e de saúde alertaram para a necessidade de uma discussão mais ampla em torno da proposta, como o Conselho Estadual de Saúde e o Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (Gisa), que representa diversos órgãos do meio jurídico. O presidente da Câmara, vereador Professor Garcia, diz estar tranquilo quanto à forma como foi conduzida a votação.

— Realizamos audiência pública, foi debatida e votada emenda por emenda, mas o questionamento faz parte do processo democrático, é um direito que o cidadão tem — avalia o vereador. Caso seja percebida alguma ilegalidade no trâmite, enquanto a lei não estiver sancionada, o processo legislativo poderia ser suspenso por meio de um mandado de segurança. O Executivo tem 15 dias para sancionar as normas, a contar da data de recebimento do texto final, que ainda não foi concluído pela Seção de Redação da Câmara.

— Como o projeto tem muitas emendas, é necessário fazer a harmonização do texto. Contamos com assessoramento técnico para concluir este trabalho até a segunda semana de agosto — afirma o diretor legislativo da Câmara, Luiz Afonso de Melo Peres.
Antes ainda de chegar ao gabinete do prefeito, o texto final da Lei das Antenas será submetido à Comissão de Constituição de Justiça da Câmara, que retoma atividades na próxima terça-feira.

Fonte: Jus Brasil  Carolina Salles
Foto: Sul 21/ Juliano Antunes

Nenhum comentário: