08 agosto 2012

Agapan sedia reunião aberta com filósofo suíço nesta quinta-feira

                                                     Thomas Kesselring,
                                                           professor e filósofo, de Berna, Suíça.

Um dos maiores conhecedores da obra de Jean Piaget, o filósofo suíço Thomas Kesselring, estará em Porto Alegre nesta quinta-feira, dia 9 de agosto, às 17h, na sala da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan). Admirado pelo filósofo Jurgen Habermas e com vários livros publicados no Brasil, Thomas Kesselring é pacifista e ecologista e fala fluentemente o português, pois morou por dois anos em Porto Alegre.



Para a reunião aberta, ambientalistas, professores universitários, estudantes e militantes foram convidados para acompanhar a apresentação de Kesselring, que vai abordar sobre os diversos aspectos do desenvolvimento humano, foco de seu trabalho. Antes, o Grupo de Trabalho Técnico-científico-político da Agapan, juntamente com a Diretoria, Conselho Superior e associados da entidade, se reúne para definir as estratégias, prioridades, campanhas, métodos e metas para os próximos períodos.



Para o conselheiro da Agapan e coordenador do GT, Celso Marques, “é importante lembrar que no dia 9, quinta-feira, é a data do bombardeio de Nagasaki, e no último dia 6, segunda-feira, a data remete ao bombardeio de Hiroshima”. Estas e outras informações da Agapan, sobre a questão energética mundial, são consideradas privilegiadas por Marques, que sugere um debate público sobre o Programa Nuclear e Energético do Brasil.



A sala da Agapan fica na Osvaldo Aranha, 440, sala 304.


THOMAS KESSELRING, filósofo suiço, professor de Ética na Escola Superior de Pedagogia de Berna (suiça).  Estudou Filosofia, doutourou-se na Universidade de Heidelberg (1979), pós-doutorado na universidade Livre de Berlim (1987), morou em POA na condição de professor-visitante da UFRGS (1987-1989), tendo participado de projetos de alfabetização na periferia de POA. Sua obra Jean Piaget, com várias edições no Brasil, o colocou com um dos maiores conhecedores da obra piagetiana no mundo. O filósofo alemão Jurgen Habermas o admira e o cita como um dos filósofos que usa. Fala fluentemente português e é um interlocutor importante com o pensamento europeu. E, acima de tudo, uma pessoa simples e generosa.





Informações

Assessoria de Imprensa da Agapan

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Nenhum comentário: