16 agosto 2012

16/08: Audiência Pública as 19 horas: Celulares querem alterar a legislação


As propostas de alteração da lei reguladora da instalação e do licenciamento de antenas para emissão de sinais das Estações de Rádio-Base (ERBs) na cidade serão avaliadas em Audiência Pública na Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quinta-feira (16/8). Aberta ao público, a discussão terá por local o Plenário Otávio Rocha, com início marcado para as 19 horas.A Câmara Municipal da Capital tem sua sede no Palácio Aloísio Filho, na Avenida Loureiro da Silva, 255.

ENTENDA A QUESTÃO
As empresas operadoras de telefonia celular reivindicam alterações na legislação que regula a instalação de ERBs em Porto Alegre. As mudanças têm como objetivo alegado viabilizar a implantação do serviço 4G, que trabalha com capacidade três vezes maior do que a tecnologia GSM, hoje utilizada para os celulares. Segundo os empresários, essa é uma das exigências da Fifa para a realização da Copa 2014 em Porto Alegre.

Contudo, de acordo com o vereador Beto Moesch, a flexibilização da lei poderia comprometer a integridade da paisagem urbana, a segurança e a saúde da população. Por isso, ele apresentou, em coautoria, um substitutivo ao projeto de lei original, respeitando as restrições existentes e atendendo ao princípio da precaução.
Vigente desde 2002, a legislação que regula as ERBs na Capital foi pioneira e serviu de modelo para várias outras cidades brasileiras.
Fonte: Gabinete do vereador Beto Moesch


Foto: Centro histórico de Porto Alegre/ César Cardia/Agapan

Nenhum comentário: