30 agosto 2011

Água: necessidade radical



foto Dulce Helfer

A água será, nos próximos anos, o principal motivo de preocupação mundial. As próximas guerras serão realizadas em nome da água, ao invés do petróleo. A água limpa não é só base essencial para todos os processos vitais, nossos e de todos os demais seres vivos, ela é básica para toda e qualquer atividade produtiva de nossa sociedade. A agricultura é o maior usuário da água, seguida pela indústria, que não existe sem água em quantidade e de boa qualidade.

A dependência toda não impede que exatamente estas atividades destruam continuamente a preciosa e indispensável matéria-prima para a produção de suas riquezas. Hoje, quando migram, as indústrias vão atrás de água de boa qualidade, abandonando lugares onde elas já destruíram a água a tal ponto que não lhes serve mais ou tornou-se muito caro tratá-la. Quando os cidadãos do planeta ficarem realmente sabendo disto talvez já seja tarde para tomar medidas suficientemente fortes. A despeito da grande quantidade de água que existe em nosso planeta, apenas uma pequena quantidade dela é potável (menos de 5%). Desta pequena parte, somente a metade está disponível para nós, pois a outra parte está congelada nos pólos e nos picos das montanhas.

Formas de contaminação


No Brasil, temos grande quantidade de água, bastante bem distribuída, o que nos dá a sensação de que por isto podemos desperdiçar. Este é o pior dos enganos. É facílimo aniquilar com a água de qualidade. Basta poluí-la. Ela continua ali, dá a impressão de estar disponível, mas está envenenada. Muitas vezes continua até transparente e bonita, mas se encontra totalmente contaminada e oferece mais risco para o consumo do que outras extremamente escuras e feias.

Muitas são as formas de contaminação da água. A mais falada delas e mais freqüente em termos de quantidade é a contaminação por resíduos orgânicos. Seja ela causada pelos esgotos domésticos, seja por esgotos industriais. As nossas casas são culpadas por grande carga orgânica que as águas recebem, principalmente nos centros urbanos. As indústrias também são enorme fonte de poluição orgânica através de seus esgotos.Indústrias alimentícias, curtumes, celuloses e tantas outras que lidam com quantidades enormes de matéria orgânica são capazes de, sozinhas, poluírem mais do que uma cidade de porte médio. O pior sobre esta carga orgânica é o fato de que ela poderia ser evitada, totalmente, tratando os esgotos antes de jogá-los nos rios.


foto Dulce Helfer

Outras substâncias

A pior poluição para a água, porém, não é a orgânica. A poluição orgânica é basicamente o exagero de alguma coisa boa, que é matéria orgânica.A presença de matéria orgânica é importante para a qualidade da água, pois a sua presença garante a alimentação de várias espécies existentes na água. O excesso é que se torna perigoso porque acaba “apodrecendo” através da sua decomposição em grandes quantidades, que rouba todo o oxigênio dissolvido na água, que é necessário para os seres vivos que nela habitam.

A pior poluição é aquela que introduz na água substâncias que jamais deveriam estar nela. Este é o caso de metais pesados como o mercúrio, o cromo, o chumbo e de substâncias artificiais venenosas como os agrotóxicos, ftalatos e dioxinas que são lançados na natureza e na água pela agricultura e pela indústria.

Na agricultura são usados venenos, sejam eles herbicidas, inseticidas, acaricidas, fungicidas ou quaisquer outros. Estas substâncias são jogadas nas plantações e através da chuva ou da irrigação são carregadas para os rios, onde causam estragos imensuráveis. Já na indústria são usados produtos tóxicos, nos processos de fabricação dos mais variados produtos. Após usados, estes produtos, em geral misturados, vão parar nos esgotos industriais que são jogados também nos rios, muitas vezes, sem nenhum tratamento. Estas substâncias têm efeito tóxico muitas vezes maior que a matéria orgânica. Elas provocam doenças degenerativas, como o câncer, muitos problemas nervosos e muitas se acumulam no nosso organismo para sempre. Este tipo de mal que estamos introduzindo na nossa principal base para a vida é que não podemos permitir que nos unamos todos para garantir o nosso futuro, tanto na saúde como no trabalho para os quais a coisa mais importante é a boa água.



artigo pertencente a livro que será lançado 14 de novembro de 2011, na feira do livro de Porto Alegre.



Nenhum comentário: