30 maio 2011

Dia 31/05: Alimentos orgânicos e segurança alimentar serão abordados nesta Terça Ecológica em Porto Alegre


Evento é gratuito e integra Semana do Alimento Orgânico, que vai até 5 de junho.

“É importante que as pessoas priorizem o consumo de alimentos limpos de agrotóxicos, por serem mais saudáveis”. A afirmação é da nutricionista Regina Miranda, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-RS) e gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar. Regina e o agricultor ecologista Salvador Rosa da Silva, o Dodô, que há 12 anos produz folhosas, frutas, ovelhas e vacas, numa área de 18 mil metros quadrados no bairro Lami, em Porto Alegre, participam nesta terça-feira, dia 31, da tradicional Terça Ecológica. Com o tema “Segurança e Soberania Alimentar: Orgânicos e Agricultura Familiar”, o debate é gratuito e será realizado no auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, no bairro Menino Deus, na rua Botafogo, 1051, em Porto Alegre. O objetivo é abordar da produção ao consumo de orgânicos e salientar a importância da segurança e soberania alimentar sustentável.

A Terça Ecológica, promovida pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS há mais de 17 anos, é mensal e gratuita e reúne jornalistas, comunicadores, estudantes, ONGs e demais movimentos sociais e ambientais, no debate de temas atuais. “Neste mês, nossa parceria é com a Emater, pela valorização e incentivo às práticas agroecológicas, num momento em que são evidenciadas as consequências dos agrotóxicos sobre os alimentos e a saúde humana e do planeta”, defende Juarez Tosi, coordenador do Nej.

ESTREITA RELAÇÃO COM A SAÚDE

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo e várias doenças têm atingido a população, seja na ingestão de alimentos contaminados, seja na aplicação desses agroquímicos nas lavouras. “A inserção de químicos na agricultura degradou o ambiente e fez com que o solo perdesse sua qualidade nutritiva”, diz Regina, ao observar que as consequências estão nos sistemas agrário e de saúde. “É estreita a relação entre alimentos orgânicos e saúde, pois um solo nutritivo só pode gerar alimentos nutritivos”.

Para Regina, “a diversidade de nossos hábitos foi alterada e, hoje, é preciso estarmos conscientes de que, para ter saúde, é preciso práticas saudáveis e acesso a alimentos de preferência orgânicos, integrais e de época”, diz, ao citar ainda a prática de exercícios físicos.

“Açúcar, farinha branca e sal em excesso têm provocado sobrepeso em muitas pessoas”, analisa Regina. A nutricionista diz lamentar que a Medicina ainda não se debruçou para estudar as consequências do uso e do consumo dos agrotóxicos, “mas as evidências são grandes”, afirma, ao citar casos de câncer e tumores, morte precoce, doenças degenerativas, problemas articulares e de fertilidade, má formação fetal e depressão, “o mal do século”, diz. “Quem consome alimentos cultivados com agrotóxicos não está livre de nada disso, pois o efeito dos agrotóxicos no nosso organismo é lento, cumulativo e não é expulso do nosso corpo”, afirma Regina.

Para a nutricionista, as pessoas precisam fazer escolhas saudáveis, dar preferência a alimentos ecológicos, diminuir o consumo de alimentos industrializados, escolher alimentos integrais, gãos, cereais e leguminosas. “Arroz e feijão todos os dias, pra repor nossas carências de minerais e vitaminas e cultivar e utilizar muitos temperos, que agregam sabor aos pratos”. Regina salienta ainda que, nas refeições, as pessoas devem prestar atenção aos cinco sentidos, “que orientam milernamente a humanidade”, consumindo alimentos de gostos, cores, sabores, cheiros e consistências diferentes. “Temos essa diversidade toda à disposição, só precisamos preservá-la e degustá-la”, finaliza.

AGRICULTURA

Dodô, o outro palestrante da Terça Ecológica, há 12 anos produz folhosas, frutas, ovelhas e vacas, numa área de 18 mil metros quadrados no bairro Lami. Ele se diz preocupado em produzir para abastecer o mercado, “que cada vez mais pede alimentos ainda mais saudáveis”. Todo sábado de manhã, o agricultor, entusiasta da produção orgânica, comercializa seus produtos nas bancas 2 e 4 da Feira do Bonfim, em Porto Alegre.

A terça-feira, 31, de Dodô será agitada. Das 9h às 13h, ele participa do Banco de Sementes e Mudas Crioulas Agroecológicas, que acontece no Cad (Centro Agrícola Demonstrativo), Estrada Bérico Bernardes, 2939, na Vila Planalto, em Viamão. O objetivo é formar uma Opac (Organismo Participativo da Avaliação da Conformidade Orgânica) de Produtores Agroecológicos de Porto Alegre e Viamão, que reunirá técnicos e consumidores na identificação de sementes crioulas, registro e definição dos chamados guardadores. Ainda no Cad, a partir das 13h, acontece Tarde de Campo, com estações voltadas às práticas agroecológicas. À noite, às 19h, é a vez de Dodô falar de sua experiência como produtor ecologista e as vantagens para a saúde de sua família e dos consumidores, durante a Terça Ecológica. O debate acontece no auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, que fica na rua Botafogo, 1051, quase esquina com a avenida Érico Veríssimo.

Informações
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
EcoAgência de Notícias Ambientais e Emater/RS-Ascar

Nenhum comentário: