07 outubro 2010

Aquecimento Global: o que está acontecendo em nossos oceanos?


Não vejo, como, em 2010, contestar a existência do aquecimento global causado pelo homem. Neste ano, assim como a maioria de cada ano que finda, nosso planeta tem a sua calota polar ártica diminuída, numa tendência não mais linear, mas exponencial, segundo análise mensal da Universidade de Washington, Seattle, E.U. A desde 1979.

Isto é muito perigoso, pois está contribuindo para o aumento da liberação espontânea de metano e co2 presente no permafrost e no assoalho oceânico próximo ao mar artico.O Permafrost abrange 13 milhões quilômetros quadrados de terra no Alasca, Canadá, Sibéria e partes da Europa e que contém pelo menos duas vezes mais carbono do que está atualmente presente na atmosfera - 1.672 gigatoneladas de carbono, segundo um estudo publicado na Nature em 2009 . Quantidades astronômicas de metano encontram-se também nas profundezas dos oceanos: no mínimo 10 trilhões de toneladas estão sob a forma de hidratos congelados de Clatratos de metano além 2000 bilhões de gás natural rico em metano. Se os oceanos continuarem aquecidos, há possibilidade de esse gás ser liberado mais rapidamente na atmosfera, provocando um abrupto e poderoso aquecimento planetário e provavelmente nossa civilização não terá meios de reverter este processo se não agirmos logo. A tragédia social está, portanto eminente.

A preocupação dos pesquisadores do assunto é que o leito oceânico da plataforma continental da Sibéria oriental, cuja área é de 2.000.000 km² já está mostrando sinais de desestabilização em relação à liberação deste gás, emitindo ao redor de 8 milhões de toneladas de metano/ano.

Também, os estudos mais recentes apontam a grande probabilidade da grande parte da calota polar Ártica no verão e no Outono desaparecerem num período de tempo médio de 6 anos. Ou seja, isto é muito provável que aconteça daqui a 3 ou 9 anos, entre 2013 e 2019, segundo a escola naval da marinha americana.

Portanto os candidatos à presidência devem entender que o combate ao aquecimento global é prioridade nacional!

Celso Waldemar
engenheiro agrônomo - vice-pres. Agapan

Nenhum comentário: