10 outubro 2010

Agapan participa de movimento global pelo limite de 350 ppm de CO2 na atmosfera

Manifestação “Eu me importo” acontece neste domingo, no Parque da Redenção, a partir das 15h.



Neste domingo, 10/10/10, cidadãos de 187 países irão organizar mais de 6.300 atividades pelo clima. É o chamado movimento 350, considerado pelos cientistas o limite máximo de segurança para a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. “Queremos, no ar atmosférico, 350 ppm (partes por milhão) de CO2”, conclama Celso Waldemar Copstein, vice-presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), que participa da mobilização que acontece das 15h às 18h, no Parque da Redenção. Atualmente estamos com 388,15 ppm de CO2 no ar.



O objetivo desse movimento global é chamar a atenção dos líderes mundiais para a crise climática que está acelerando. 2010 é o ano mais quente já registrado. “Desastres naturais ligados ao clima, como as inundações no Paquistão, custaram milhares de vidas. E os cientistas dizem que a situação está piorando. Nosso movimento tem que estar à frente da crise climática e precisamos puxar os políticos conosco”, destaca Copstein.



O movimento 350 (WWW.350.org) culminará com a comemoração, em 24 de outubro, do Dia Internacional de Ação Climática, e com a realização da COP 16, a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, da ONU, que ocorrerá de 29 de novembro a 10 de dezembro na cidade de Cancun, no México.



Uma das atividades previstas para a capital gaúcha é o recolhimento do lixo na Redenção. “Mesmo com tantas pessoas que zelam pelo parque, os gramados não escapam do descuido de muita gente. Vamos relembrar que é fácil manter nossa cidade limpa e que isso não depende somente do poder público”, observa o facilitador Lucas Magnus, que anuncia ainda a realização de um abaixo-assinado pelo 360 e o Free Hugs (Abraços Grátis), “para mostrar para todos que não há vergonha nenhuma em cuidar dos espaços públicos”.



No interior do Estado, outras atividades estão previstas. Em Caxias do Sul, o Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza promove um piquenique na Universidade de Caxias do Sul, ao lado do BioLago. No local, cartazes explicarão a filosofia do 350, o processo do aquecimento global e mudanças climáticas e o que representa participar desse movimento.

Informações

Assessoria de Imprensa da Agapan

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Nenhum comentário: