14 dezembro 2009

17 DE DEZEMBRO – DIA DO BIOMA PAMPA

17 DE DEZEMBRO – DIA DO BIOMA PAMPA


Depois de muita luta, conseguimos recursos para fazer uma pequena edição em português de "La Fraude da Celulosa" (A Fraude da Celulose).


Resolvi traduzir essa obra por que ela faz um contraponto às desinformações veiculadas por nossa grande mídia, que colocam o modelo florestal da celulose como a salvação econômica da metade sul do RS. Nela, o autor comprova que as promessas do setor são uma fraude, ou seja, ela aumenta a exclusão social, pois emprega ainda menos gente que o grande latifúndio e concentra renda nas mãos de poucos grupos. Demonstra ainda que estas corporações estão se instalando aqui pela terra e mão de obra extremamente baratas para os padrões europeus, por órgãos ambientais sucateados e sem condições de fazer um monitoramento adequado e incentivos e isenções fiscais que não obteriam em nenhuma outra parte do planeta.

Tudo isso também por que a Europa, em função do imenso passivo ambiental dessa atividade, começou a fazer exigências que diminuiram muito a lucratividade dessas empresas lá.

Antes da sessão de autógrafos, 6a. feira às 18h30min na Livraria Palmarinca, o autor falará sobre o assunto no dia 17 (programação abaixo), juntamente com o professor Valério Pillar, do Depto de Ecologia da UFRGS.
Grato,,
Renzo Bassanetti




Palestras

IMPACTOS SÓCIO-ECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA SILVICULTURA PARA CELULOSE NO CONE SUL

Jornalista Victor Bacchetta, do Uruguai (autor de “A Fraude da Celulose”)


AMEAÇAS DAS MONOCULTURAS ARBÓREAS À BIODIVERSIDADE DO BIOMA PAMPA

Professor Valério Pillar, do Departamento de Ecologia da UFRGS

Local e horário: Plenarinho da Assembléia Legislativa, às 19 h

Realização e apoio:


Ingá - Semapi - SindiÁgua, Sinpro CS e Sindisprev RS




Nenhum comentário: