27 abril 2020

PARABÉNS, AGAPAN! 49 ANOS DE LUTA AMBIENTAL.

Confira o vídeo no final desta postagem.
Para marcar o 49º aniversário da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), a atual Diretoria da entidade gravou esta mensagem em vídeo para você.

Somos muito gratos aos fundadores da Agapan, a todos ex-dirigentes e associados de todos os tempos que mantiveram viva essa luta vital para tod@s nós.
Ao completar 49 anos, tendo orgulho de toda a nossa história de luta, pioneirismo e contribuições sociais, estamos dando início aos preparativos das comemorações do primeiro cinquentenário da Agapan. O momento é muito importante, tanto pelo ineditismo no Brasil, quanto pela valorização de uma biografia que tem em sua história muitas lutas em defesa do ambiente natural. A Agapan foi protagonista na luta contra os agrotóxicos, contra o desmatamento da Amazônia, na decisão do Brasil de abandonar a fabricação da bomba atômica, na assinatura do Tratado da Antártida e na Convenção das Baleias, na criação do plano de manejo do arquipélago Fernando de Noronha, na demarcação de áreas indígenas, como a dos Yanomamis. Em seu vasto currículo, ainda tem participações em diversos fóruns, nos encontros preparatórios à Rio 92, na criação das primeiras secretarias e no Ministério do Meio Ambiente, e inúmeros outros eventos e iniciativas. Sempre através de trabalho 100% voluntário, esteve em vários campos de batalha lutando pela vida e pela valorização das relações humanas, entre si e com as demais espécies da natureza, sejam elas animais, vegetais ou minerais, com a plena consciência da importância da educação ambiental a partir do paradigma da integralidade da vida e das relações entre as espécies.
Atualmente, a entidade encontra-se sem uma sede própria, mas a atuação segue forte e coerente com sua história.
Confira a mensagem da Diretoria neste vídeo, que foi gravado em forma de reunião virtual, em função da pandemia de Coronavírus. Gostaríamos, como fazemos todos os anos, de confraternizar presencialmente com nossos associados e amigos. Mas, em respeito às orientações das autoridades sanitárias e de saúde, nos manteremos temporariamente em isolamento social e com o desejo de que possamos estar juntos nas comemorações dos 50 anos, que serão completados daqui um ano.

Saudações ecológicas!

Diretoria Agapan 


Nenhum comentário: