26 abril 2015

“Ecodevaneios”? Não, alertas da Agapan nos últimos 44 anos

Orquidário do Parque da Redenção, na manhã de 25/04, durante o Convescote, parte da comemoração de aniversário da Agapan

A primeira entidade ambiental do Brasil completa 44 anos nesta segunda-feira, dia 27 de abril. Fundada em 1971, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) vai comemorar o aniversário no Mr. Pickwick, no Shopping Olaria, em Porto Alegre, a partir das 19h. “Cada pessoa que vier nos parabenizar paga o seu consumo. Somos uma entidade voluntária e necessitamos de doações e contribuições de associados”, diz o presidente Alfredo Gui Ferreira, ao convidar associados, parceiros e simpatizantes para a confraternização, tradicional da entidade.
Ferreira, que foi fundador da Agapan, ao lado de José Lutzenberger e Augusto Carneiro, entre outros “ecoloucos” da época, diz perceber, nesses 44 anos, um avanço, de parte da sociedade, “que responde aos apelos e alertas dos ambientalistas”, analisa. “Na década de 70, o que alertávamos era considerado devaneio, como o fim da água, e hoje essas ameaças estão acontecendo, como a recém ocorrida falta de água em SP”, cita o ambientalista, ao anunciar, como desafio para os próximos anos, “investimentos em gestão com inteligência e sem desperdício, principalmente por parte das empresas poluidoras e degradantes do ambiente”.
Texto e foto: Adriane Bertoglio Rodrigues

Nenhum comentário: