11 abril 2014

Feira Ecológica faz homenagem a Augusto Carneiro



Carneiro na sua banca na Feira Ecológica do Bom Fim. (Credito: C Cardia)




Ambientalistas de Porto Alegre, frequentadores e produtores rurais da Feira de Agricultores Ecologistas do Bom Fim levarão recordações para a banca do pioneiro do movimento, falecido na última segunda-feira


O movimento ambientalista gaúcho fará a uma homenagem ao pioneiro da ecologia Augusto Carneiro, que faleceu na última segunda-feira, 7 de abril, em Porto Alegre, aos 91 anos. Um ato ocorrerá na Feira de Agricultores Ecologistas (FAE) do Bom Fim, espaço que Carneiro frequentou semanalmente desde sua criação, em 1989.


O ambientalista mantinha uma banca de livros na primeira quadra da FAE, onde vendia obras relacionadas à temática ambiental. "Aqui é tudo ecologia", dizia sempre, sorrindo, em um convite aos transeuntes para que parassem por alguns minutos em seu espaço. Aos que aceitavam a sugestão, Carneiro oferecia longos bate-papos sobre árvores, baleias, petróleo, indústria, etc...


Não havia quem saísse de sua banca sem pelo menos um xerox, esse dado por Carneiro, também sobre assuntos relativos à natureza. Para que a lembrança de sua figura e suas atitudes permaneça, a sugestão dos organizadores da homenagem é que cada participante leve algum material impresso, xerocado, e com a data a que se refere colocada a mão na parte superior do documento. A banca de Carneiro ficará totalmente preenchida por estas manifestações.


Um ato vai acontecer dia 12 de abril às 10h, mas o espaço estará montado desde as primeiras horas da manhã, como era costume do ambientalista.

Carneiro e Lutzenberger. (Credito: Jornal Já)


Augusto Carneiro integrou o grupo de expositores que deu origem à FAE, que em 2014 completa 25 anos. Foi também fundador da Agapan - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural - a primeira ONG ambientalista do Brasil, ao lado de José Lutzenberger.

Naira Hofmeister
Assessoria de Imprensa
Agapan


Nenhum comentário: