01 outubro 2013

Nota em solidariedade aos ativistas do Greenpeace

A ativista gaúcha Ana Paula Maciel durante audiência na corte de Murmansk, noroeste da Rússia (©Dmitri Sharomov/Greenpeace)

A Agapan encaminhou ao Greenpeace, nessa segunda-feira (1), uma nota em solidariedade aos ativistas ambientais detidos na Rússia durante ação pacífica realizada contra a exploração de petróleo no Ártico, no último dia 18.

A nota também foi enviada à Embaixada da Rússia no Brasil em repúdio às prisões arbitrárias realizadas, segundo o Greenpeace, em águas internacionais. 

Ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo Machado, a Agapan encaminhou mensagem solicitando a intervenção brasileira no processo que envolve a ambientalista gaúcha Ana Paula Maciel, que está presa com outros ativistas do Greenpeace.

Confira o ofício encaminhado ao ministro:

Excelentíssimo Senhor
Ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado
Ministério das Relações Exteriores
Porto Alegre, 01 de outubro de 2013.
  
Ref. – Apoio ao Greenpeace, pela soltura da gaúcha Ana Paula Maciel

Excelentíssimo Senhor Ministro,

A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) solicita o apoio do Ministério de Relações Exteriores do Brasil no caso da ativista ambiental gaúcha Ana Paula Maciel presa na Rússia quando, conforme o Greenpeace, realizava ação pacífica contra a exploração de petróleo no Ártico, no dia 18 de setembro de 2013.
Conclamamos que esse ministério aja pela soltura imediata da Ana Paula e tome as providências necessárias e cabíveis para garantir a integridade física e psicológica de nossa conterrânea. Dada a inequívoca finalidade de protestos pacíficos do Greenpeace pela preservação do ambiente natural, atividade fim dessa entidade reconhecida internacionalmente, somos levados a concluir que o crime de pirataria imputado aos ativistas pelo governo russo não condiz com a realidade.
Certo de sua pronta e zelosa atitude, agradecemos.

Atenciosamente,
Alfredo Gui Ferreira

Presidente

Nenhum comentário: