15 outubro 2013

Marcha contra transgênicos e agrotóxicos tem apoio da Agapan



Na Semana da Alimentação, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) convida a população gaúcha para participar da Marcha Contra Transgênicos e Agrotóxicos, que será realizada em Porto Alegre na quarta-feira, dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. A concentração será na Usina do Gasômetro às 9h, passando pelo Ministério da Agricultura, onde serão realizadas várias atividades, encerrando às 15h na Praça da Matriz.


A manifestação integra a Jornada da Alimentação, que está sendo promovida pela Via Campesina e outras organizações do campo e da cidade em busca da soberania alimentar, com uma pauta de recursos para a agricultura camponesa, pontos populares de abastecimento popular e a ampliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para gerenciar os alimentos do povo brasileiro e alimentos sadios livres de transgenia.


Produtos com o triangulo amarelo são transgênicos. 
No momento em que a alimentação saudável é defendida por toda a sociedade, é importante alertarmos quanto à contaminação a que todos estamos submetidos em nome do lucro das grandes multinacionais do chamado agronegócio.

Atualmente, a estreita conexão entre lavouras geneticamente modificadas (GM) e a expansão do uso de agrotóxicos já coloca o Brasil na condição de liderança mundial no consumo de venenos agrícolas, superando a marca dos 6 litros/habitante/dia, segundo a Anvisa.

E para piorar a situação, que é extremamente preocupante, está em jogo uma possível e desastrosa autorização para cultivo e comercialização de variedades de soja e milho tolerantes ao herbicida 2,4-D, que ampliará os riscos inerentes a este processo de cultivo com uso de agrotóxicos perigosos. Isso será possível ao substituir tecnologias associadas a pulverizações aéreas em milhões de hectares, com herbicida de baixa toxidade (o glifosato), atualmente, por tecnologia envolvendo herbicida extremamente tóxico (o 2,4-D).

Organizada em 57 países, a Marcha Global contra a Monsanto, realizada no último dia 12, reuniu milhares de ativistas em diversas partes do mundo. De acordo com os organizadores, o objetivo do protesto é denunciar à sociedade os danos que as multinacionais do agronegócio, simbolizadas pela Monsanto, vêm causando no Brasil e no mundo.

Não vamos permitir que coloquem ainda mais veneno em nossas mesas!


Compartilhe esse evento, convide mais pessoas e reforce a luta por uma alimentação mais saudável e natural.

Nenhum comentário: