03 outubro 2012

Na Semana Interamericana da Água, Museu das Águas é destaque em Porto Alegre



Zoravia Bettiol.
Performances e feira de artesanato reciclado estão previstos para sábado.

Uma ode à vida e um ícone para Porto Alegre é o que o Museu das Águas representa para Zorávia Betiol, artista plástica, conselheira da Agapan e coordenadora do Musa. Ela participou da Terça Ecológica, promovida pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS, realizada na Fabico/Ufrgs, em Porto Alegre. Da Agapan participaram a vice-presidente Sandra Ribeiro e  Adriane Bertoglio Rodrigues. As representantes chamam a atenção para não haver construção na beira do Guaíba, por ser uma Área de Proteção Permanente (APP).

Sandra lembrou que não construir na Orla foi motivo de grandes lutas do Movimento Defenda a Orla e do Comitê de Planejamento Urbanísticos. “A vitória na consulta popular do Pontal foi a derradeira demonstração de que a população, assim como nós, deseja a Orla livre”, salienta Sandra, ao defender, para a Orla, um parque com a necessária estrutura para esporte, lazer e cultura.

CONCURSO PÚBLICO
Após definido o local para a instalação do museu, será lançado um concurso público para o projeto, que deverá contemplar os eixos educativo, histórico e artístico. “Queremos envolver as pessoas para que participem e sejam aliadas, como cidadãs, na preservação”, afirmou Zorávia.

O Museu das Águas tem muitos apoios, como da Ufrgs, do Governo do Estado e da Prefeitura, além da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) , da Agapan, da Associação Chico Lisboa e várias outras entidades. Integrantes da Comissão Pró-Museu das Águas entregaram, aos candidatos à prefeitura de Porto Alegre, documento solicitando apoio e inclusão do Musa nos planos de governo, momentos antes da mesa redonda “Conversando sobre um Projeto de Cidade”, promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS).

AGENDA PRÓ-MUSEU
No próximo sábado, dia 6, das 11h às 13h, com ou sem chuva, a Praça Dom Sebastião, em frente ao colégio Rosário, vai sediar performances e feira de artesanato com Material Reciclado das vilas Nova Brasília e Elizabeth / Grupo Meninas Arteiras, Vila Ipê/São Borja / Grupo Vidas Recicladas e Vila Asa Branca / Reciclando Vidas. Além disso, de acordo com a programação, terá Performance com Leonel Braz e Willis Carmo sobre a (In) Fluência da Água , palestra “Apresentando o Museu das Águas de Porto Alegre” com o engenheiro Luiz Antônio Timm Grassi, Teatro de Bonecos do DMAE – com a peça “Cuidando do Esgoto”, Performance com Zorávia Bettiol ‘Filomena’, e Instalação Artística – “Morte nas Águas”, de Leonel Braz. O encerramento será feito por Nanci Giugno, presidente da Abes-RS.

O evento da Comissão Pró-Museu das Águas integra a 19ª Semana Interamericana da Água, promovido pela Abes. A coordenadora da Semana, jornalista Maria de Lourdes Wolff, defende um museu das águas federal. “Não pode ser só da cidade”, defende.

Informações sobre o Museu no http://museudasaguasdeportoalegre.wordpress.com/

e no perfil no Facebook: www.facebook.com/museudasaguasdeportoalegre.



Informações
Agapan
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Imagem: Ecoagência

Um comentário:

Unknown disse...

Uma excelente iniciativa que certamente muito contribuirá para a conservação dos corpos d'água. Atitude que vai ao encontro do que se defende no www.ecoclics.com que exemplifica o emprego da fotografia em
questões relacionadas com a preservação ambiental, principalmente no que se refere à água.

Além disso, no Site são disponibilizadas gratuitamente aulas e
blogadas informações importantes para aqueles que desejam se aprimorar
na documentação fotográfica, inclusive para quem não dispõe de câmera
sofisticada.