03 setembro 2012

Energia Fotovoltaica é tema de próxima Terça Ecológica

Será dia 4 de setembro às 19h no auditório do anexo da FABICO. O tema será abordado pelo especialista em sistemas de geração fotovoltaica e veículos elétricos, o engenheiro Luis Maccarini


A questão da energia é estratégica para a economia, a sociedade e o meio ambiente. Na próxima terça-feira, 4, às 19h, no auditório do anexo da FABICO (rua Ramiro Barcelos 2705), o Núcleo de Ecojornalista promove um debate sobre a energia fotovoltaica. O tema será abordado pelo especialista em sistemas de geração fotovoltaica e veículos elétricos, o engenheiro Luis Maccarini.

A energia fotovoltaica é uma fonte energética interminável e possui um impacto ambiental mínimo. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a partir do relatório "Um Banho de Sol para o Brasil" do Instituto Vitae Civilis, o Brasil recebe energia solar equivalente a 1013 MWh (mega Watt hora), o que corresponde a 50 mil vezes o consumo anual de eletricidade do país.

Num contexto, onde a necessidade de mudança de matriz energética é urgente, devido ao aquecimento global e à crise ambiental, Maccarini vai mostrar, como possibilidade de transformação de paradigmas, a energia vinda do sol. O engenheiro elétrico já implantou dezenas de geradores solares nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ele vai contar um pouco de sua experiência, trazendo exemplos de instalações geradoras de energia elétrica a partir do sol e também discutindo mitos relativos ao uso desta fonte energética.

A Terça Ecológica ocorre no dia 4 de setembro, das 19h às 21h, no auditório do anexo da FABICO, situado na rua Ramiro Barcelos 2705. A entrada é franca.


 Por Sarah Bueno Motter - especial para a EcoAgência

Nenhum comentário: