23 agosto 2012

24/ Agosto: Agapan participa de debate sobre novo Código Florestal da OAB/RS



O presidente da Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural), Francisco Milanez, participa de debate sobre o novo Código Florestal, nesta sexta-feira, dia 24/8, a partir das 8h30, na sede da OAB/RS, em Porto Alegre. Além do presidente da OAB-RS, Claudio Lamachia, participam os deputados federais Elvino Bohn Gass e Jerônimo Goergen, Marta Leiria Pacheco, do Ministério Público, e Eduardo Condorelli, consultor da Farsul/CNA. O painel será coordenado pelo presidente da CDA/OAB/RS, Ricardo Alfonsin.

Para Milanez, a grande novidade no campo é a especulação rural que, diferente de todo o tipo de agricultores do passado, não tem nenhum amor a terra nem responsabilidade por ela. “Estes especuladores compram terras exaurem e trocam por outras deixando seu rastro de destruição pelo planeta”, afirmou, ao observar que “eles não têm vínculo com a terra nem pensam em seus descendentes. Sua única finalidade é o lucro rápido. Eles são os orquestradores desta destruição da lei. Não lhe interessa o futuro de suas terras muito menos o do planeta. O problema é que os agricultores por falta de visão estratégica e de longo prazo entraram na cantilena destes especuladores”, critica Milanez ao antecipar, como resultado final, a redução de áreas de preservação, o aumento da atual desordem climática e perda de solo fértil por erosão e falta de proteção florestal. “Destruiremos ainda mais nossas fontes de água doce”, lamenta. Para o presidente da Agapan, como a agricultura é a maior consumidora de água, ficará muitas vezes inviabilizada por sua diminuição”.

SERVIÇO:
24 - sexta-feira
08h30 às 12hNovo Código Florestal
8:30 Abertura com o Presidente OAB-RS Claudio Lamachia
Elvino Bohn Gass – Deputado Federal e Presidente da Comissão Mista do Código Florestal do Congresso Nacional
Jerônimo Goergen – Deputado Federal
Debatedores:
Dra. Marta Leiria Pacheco - MP Coordenadora do COAMA
Francisco Milanez – Presidente da Agapan
Eduardo Condorelli – Farsul/CNA

Apresentação do Sistema de Gestão Ambiental que está sendo implantado na OAB/RS, em convênio com UFRGS, pela coordenadora Marília Longo. Coquetel de Lançamento do Livro - Política Municipal Ambiental, organizado pelos membros da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Larissa VeriBoratti, Orci Paulino Bretanha Teixeira e Cíntia Schmidt, com os artigos dos mesmos, e de Christiano Ribeiros Dornelles, Marcelo Teixeira Daitx, Auro de Quadros Machado e Bettina Maciel.
Coordenador/Mediador: Ricardo Alfonsin – presidente da Comissão de Direito Ambiental.

Local: Auditório Guilherme Schültz Filho - 2º andar da sede da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110)

Inscrições limitadas e informações pelos telefones (51) 3284.6426 ou pelo e-mail: comissoesespeciaissec2@oabrs.org.br

imagem: cartum do Moa

Nenhum comentário: