28 setembro 2010

Terça Ecológica discute o licenciamento de hidrelétricas no Brasil

O evento, que acontece no dia 28 e é aberto ao público, está incluído na programação oficial da 17ª Semana Interamericana da Água e 10ª Semana Estadual da Água, que ocorrem de 25 de setembro a 2 de outubro.

Nesta terça-feira (dia 28), o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) promove um debate sobre os entraves e possíveis soluções relacionados aos licenciamentos das hidrelétricas no nosso País. A Terça Ecológica acontece no Auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 2705), a partir das 19 horas, e tem entrada franca. A Terça Ecológica que tradicionalmente acontece na primeira terça de cada mês, acontece no fim de setembro por estar incluída na programação oficial da 17ª Semana Interamericana da Água e 10ª Semana Estadual da Água que ocorre em 2010, de 25 de setembro a 2 de outubro. A Semana da Água é promovida todos os anos pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), com a parceria da Sema, da Corsan e do Dmae, e com o apoio de órgãos estaduais, municipais e entidades privadas, dentre eles, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul.

A Terça Ecológica tem como convidado o Professor da UFRGS, Doutor em Ecologia e membro da ONG Ingá, Paulo Brack. Ele irá apresentar tópicos do polêmico assunto sob o título ?Licenciamento Ambiental de Hidrelétricas no Brasil: Inteligência X Transgressão?.

O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer atividade ou empreendimento que tenha potencial poluidor ou que possa degradar o meio ambiente. Segundo o Relatório Síntese do Banco Mundial sobre esse tema, publicado em 2008, o licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos no Brasil é considerado um grande obstáculo para que a expansão da capacidade de geração de energia elétrica ocorra de forma previsível e dentro de prazos razoáveis. Por outro lado, a não-expansão é posta como séria ameaça ao crescimento econômico.

Nessa conjuntura, também está presente a preservação da biodiversidade, das águas e da qualidade de vida das pessoas. Por isso, o que envolve o licenciamento frequentemente gera impasses entre o setor privado, governo e sociedade civil.


Terça Ecológica sobre Licenciamento Ambiental de Hidrelétricas

Data: 28.09.10
Horário: 19h
Local: Auditório da Fabico (Rua Ramiro Barcelos, 2705)
Entrada franca


Ecoagencia/ Agapan

Nenhum comentário: