01 setembro 2010

Premio Futuro da Terra 2010: Luiza Chomenko da FZB

Atualmente, Luiza está na Fundação Zoobotânica (FZB), órgão responsável pela promoção e conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul.

Bióloga teme perda de conquistas com o novo código florestal

A bióloga Luiza Chomenko é engajada em muitas causas na área ambiental e faz parte da mesa diretiva da Alianza del Pastizal, grupo voltado para a conservação da biodiversidade no Pampa, região localizada no Rio Grande do Sul, se estendendo ainda pela Argentina, Uruguai e Paraguai. O objetivo é trabalhar para compatibilizar a produção no meio rural e a conservação da biodiversidade. A especialista também faz parte da Comissão Técnica de Biossegurança da Fiocruz (CTBio), órgão que trabalha no Brasil com a legislação dos transgênicos. Ela acredita que o tema precisa ser melhor discutido e teme que o País esteja acelerando demais o passo.

Luiza critica também as alterações do Código Florestal Brasileiro, anunciadas recentemente. “São mudanças catastróficas. Todas as conquistas dos últimos anos podem se perder. Esse documento é um absoluto retrocesso”, avalia. Entre as decisões tomadas, e que foram contrárias ao que esperavam os ambientalistas, está a redução das exigências de áreas de preservação. Além disso, os produtores rurais que desmataram até julho de 2008 estão isentos de pagamento de multa. Outro item controverso foi sobre a faixa mínima de área de preservação ambiental ao longo dos rios mais estreitos, que diminuiu para 15 metros.

Leia a matéria completa em:

Jornal do Comércio


Foto: André Neto/ JC

Nenhum comentário: