11 março 2010

Inspiração simbiótica: artes visuais e ecologia



A palestra sobre "A Ecologia e as Artes Visuais " da Zoravia Bettiol na Fundação Gaia foi imperdivel e lotou o auditório na noite de nove de março.

A artista fez uma pesquisa entre artistas do mundo e do Brasil com a temática ecológica, e encontrou peças de muita criatividade e beleza. A palestra abriu o ciclo de palestras da Fundação Gaia.

Zoravia constatou em sua pesquisa que um número relativamente pequeno de artistas brasileiros tem no ambientalismo fonte de inspiração para sua obra.

"A denúncia e reflexão tem de estar cada vez mais presentes no trabalho artístico quando se pensa no ambiente natural, pois os problemas são cada vez mais urgentes e graves no nosso planeta. Penso que o artista tem muita responsabilidade social como profissional e como cidadão e deve se manifestar mais em relação aos problemas relacionados ao ambiente natural" afirmou Zoravia.

"Foi uma aula de cultura" disse Sandra Ribeiro do Fórum das Entidades.

A pesquisa demonstrou várias fontes de criação com base na ecologia. Os artistas plásticos selecionados demonstraram uma rara simbiose das artes na ecologia, bem como da ecologia nas artes.


Para entrar em contato com a artista: www.zoraviabettiol.com.br
comunicação agapan

2 comentários:

FMA disse...

Bom dia, fiquei entusiasmada com esta noticia, como poderia ter acesso a esta comunicação ou a algum trabalho desta artista?

Fátima Matos Almeida
Associação Portuguesa de Educação Ambiental

nessa disse...

Podes encontrar no site:

www.zoraviabettiol.com.br