27 janeiro 2010

28 de Janeiro: Fórum Social Mundial: Agapan e o Manifesto Ecobudista Brasileiro às 14 horas na UFRGS

Nós, ecologistas e budistas brasileiros com o apoio da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, AGAPAN, queremos convidá-los para um Encontro no Fórum Social Mundial 2010 em que temos a honra de encaminhar o “MANIFESTO ECOBUDISTA BRASILEIRO POR UM BUDISMO OCIDENTAL: MAITREYA”.



O MANIFESTO soma-se a outras manifestações do mundo budista suscitadas pela crise ecológica, especialmente o documento The Time is Now – A Buddhist Declaration on Climate Change, um abaixo-assinado, subscrito por lideranças budistas do oriente e do ocidente, encaminhado aos governos que se reuniram em Copenhague para deliberar sobre o aquecimento global.



Os encaminhamentos recentes, dados pelos poderes deste mundo à problemática do aquecimento global, evidenciam que a humanidade está na condição da mais total indigência política. A incapacidade dos governos de chegarem a uma negociação em Copenhague representou o último elo de uma corrente de fracassos que se inicia na primeira Conferência Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, organizada pela ONU em Estocolmo, em 1972, passa pelo ECO-92, pelo Protocolo de Kyoto e outras numerosas iniciativas abortadas por décadas de inércia governamental.



A crise financeira internacional é o exemplo mais recente do impasse civilizatório que nos encontramos. Em poucos meses governos não hesitaram em investir cerca de 15 trilhões de dólares no sistema financeiro internacional, visando evitar o colapso econômico. No entanto, quatro décadas de reconhecimento oficial da crise ecológica foram insuficientes para se chegar a um consenso mínimo em Copenhague.



Diante desta realidade se impõem numerosas perguntas: qual é e qual deve ser o papel dos governos nesta conjuntura? Quais são os fatores que atualmente estão impedindo a implementação de políticas públicas que respondam ao desafio sem precedentes com o qual nos defrontamos? Qual é o papel do ESTADO na atual conjuntura de crise multidimencional de uma civilização complexa, interdependente e global? Quais as origens da crise ecológica e o que a constituem e mantêm como crise?



As respostas a estas perguntas não são simples e nem fáceis. É neste contexto de crise que estamos encaminhando ao FÓRUM SOCIAL MUNDIAL o presente MANIFESTO ECOBUDISTA BRASILEIRO POR UM BUDISMO OCIDENTAL: MAITREYA, trazendo uma contribuição para a tarefa coletiva de pensá-las.



DATA: DIA 28 DE JANEIRO DE 2010

HORA: 14 HORAS

LOCAL: PRÉDIO ANTIGO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, SALA 111 B

CAMPUS CENTRAL

ENDEREÇO: RUA SARMENTO LEITE ESQUINA RUA ENG. LUIZ ENGLERT

Nenhum comentário: