21 fevereiro 2014

O marco gaúcho das águas

Marco gaúcho das Águas. (foto: Lana)

Na localidade do Tabuleiro da Meia Lua, no alto da Coxilha do Batovi as três Regiões Hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul se tocam. Num espaço de poucas centenas de metros há nascentes de arroios que correm para formar o Vacacaí da Região Hidrográfica do Guaíba; do Santa Maria da Região Hidrográfica do Uruguai; e o Camaquã da Região Hidrográfica do Litoral.
É a única região do Estado em que isto ocorre. Por isto ali foi instalado um Marco em granito rosa para demarcar esta singularidade geográfica. É o Marco Gaúcho das Águas. Monumento idealizado pelo saudoso Eng. Zeno Simon* que sempre chamava a atenção para este fato que já era conhecido pelos Jesuítas no século XVIII.
O Marco em si é bem simples. Um calçamento de paralelepípedos de quatro metros quadrados tem no centro uma coluna de pedra tri facetada. Uma face voltada para a sua respectiva Região. Pouco mais que um metro e meio de altura. Nas pedras estão gravadas algumas informações geográficas, o nome de políticos da época da inauguração e uma justa referência ao idealizador.
Situada na estrada que liga Bagé à São Gabriel próximo do acesso de Lavras do Sul e Ibaré. O local é no meio do campo nativo. Mas próximo já sinais de algumas mudanças que ameaçam a paisagem da Pampa como um cultivo de Eucalipto e lavouras de soja.
Próximo, como que guardando o monumento Quero-queros, cabeças de gado e grandes lagartos além de muitas formigas lava-pé.
É um pouco difícil de achar o local. Mesmo muitos dos moradores desconhecem o local. Mas perguntando um pouco se chega à porteira que dá acesso a uma trilha no campo.
O Marco, que é o símbolo dos Comitês de Bacia Gaúchos, ironicamente, se encontra pouco cuidado pela mão humana. Não há placas de sinalização que conduzam à ele e sua ponta superior está quebrada.
O símbolo de uma política de gestão que em 2014 completa vinte anos de sua criação pela lei 10350 representa bem a situação do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.
Como o Marco, o sistema, que inspirou a legislação federal de forma marcante, se encontra incompleto e ainda desconhecido da maioria dos habitantes do Estado.
Arno Kayser
Presidente do Comitesinos

* “O projeto do marco dos recursos hídricos foi muito debatido na Agapan por Zeno Simon, quando foi vice-presidente da entidade. Ele propôs, escreveu, impediu e denunciou várias ações de impacto ambiental nos recursos hídricos.  Era um ativista de ir a campo, era um gênio. Infelizmente, nos deixou prematuramente. Hoje temos o Parque Zeno Simon no bairro Guarujá em Porto Alegre em homenagem ao trabalho dele, local onde a Agapan já realizou inúmeras atividades”. 
Edi Fonseca, ex-presidente da Agapan, integra o Conselho da Agapan.


O que é:


MARCO GAÚCHO DAS ÁGUAS - 25/11/2003.

No Estado do Rio Grande do Sul, existem três grandes regiões para onde as águas das chuvas escoam: a Região Hidrográfica da Bacia do Rio Uruguai, a Região Hidrográfica do Guaíba e a Região Hidrográfica das Bacias Litorâneas.


Neste local, as águas do Estado do Rio Grande do Sul nascem praticamente juntas e seguem caminhos diferentes. O Marco Gaúcho das Águas, instalado na divisa dos municípios da lavras do Sul e São Gabriel, sinaliza a união do Rio Grande do Sul, através de suas águas.
 
  G - Região Hidrográfica do Guaíba
              U - Região Hidrográfica da Bacia do Rio Uruguai
                 L - Região Hdrográfica das Bacias Litorâneas

A necessidade de preservar os recursos naturais para garantir a manutenção da vida, inclusive da espécie humana, sempre esteve presente entre os gaúchos. Nesse sentido, é necessário ressaltar um nome: Zeno Simon. Engenheiro da CORSAN - Companhia Riograndense de Saneamento, Simon destacou-se como técnico especialista em meio ambiente. Dedicou sua vida profissional e pessoal à promoção do envolvimento do cidadão e da sociedade no processo de preservação e conservação dos recursos naturais, sobretudo a água, para que as futuras gerações tivessem a possibilidade de desfrutar a vida. A ele se deve uma grande parte do que é hoje o Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Rio Grande do Sul. O Marco Gaúcho das Águas é uma forma de homenageá-lo.

Fonte: Cartilha - Marco Gaúcho das Águas / SEMA RS




Um comentário:

Adão Orion da Costa disse...

Amigos tenho uma novidade! Bem próximo do Marco Gaúcho das Águas tem um geóglifo, que descobri recentemente, ninguém comentou ainda sobre ele e por sinal pode ser dos jesuítas, pois está quase se apagando. Como vivo procurando Reduções Jesuíticas no Google Earth encontrei ele casualmente, se alguém tiver interesse me procure, Adão Orion da Costa, telefone 51.999550889, email adaoorion@gmail.com, um abraço.