16 dezembro 2008

Conselheiros da Agapan são homenageados no lançamento do MoGDeMA, em Porto Alegre


Os conselheiros da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Flávio Lewgoy e Sebastião Pinheiro e os ex- dirigentes Caio Lustosa (vice-presidente) e Augusto César Carneiro (fundador e tesoureiro), foram homenageados ontem, segunda-feira (15/12), durante o lançamento do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente, realizado no Plenarinho da Assembléia Legislativa. O MoGDeMA é uma articulação para envolver toda a sociedade, reunindo cidadãos, sindicatos, movimentos sociais da cidade e do campo, ONGs, religiosos e professores preocupados com o meio ambiente. Para a presidente da Agapan, Edi Fonseca, a homenagem é um reconhecimento da importância da atuação da entidade nas lutas que envolvem políticas públicas sócio-ambientais. Os homenageados são refências na luta da defesa dos direitos do ecocidadãos.



O Movimento se reúne há alguns meses com atividades periódicas, reuniões semanais e eventos públicos, com destaque para a Audiência Pública sobre a Redução de Faixa de Fronteira e os Seminários de Descentralização, que ocorrem freqüentemente em municípios do interior do Estado. O objetivo é definir ações conjuntas que fortaleçam as políticas públicas em defesa da natureza, promovendo o debate e a luta sócio-ambiental.


Após a homenagem aos pioneiros na luta ambientalista aqui no RS, como Caio Lustosa, Augusto César Carneiro, Giselda Castro, Hilda Zimmermann, Irmão Cecchin, Flávio Lewgoy e Sebastião Pinheiro, foi lida a Carta de Princípios. Participou da cerimônia o ex-senador pelo Acre, Sibá Machado.


No final da manhã, Victor Bacchetta, jornalista e editor uruguaio, especialista em meio ambiente, ciência e desenvolvimento, que recentemente lançou o livro "La Fraude de La Celulosa", abordou sobre a conjuntura geopolítica do Cone Sul, referindo-se à cadeia produtiva da celulose.


O professor Antônio Libório Philomena, doutor em Ecologia pela University of Geórgia e professor titular do Departamento de Ciências Morfo-Biológicas da Furg na área de Ecologia, analisou o contexto ambiental mundial e brasileiro, com a palestra Contexto Ambiental no limite e o futuro da humanidade. Ao final do dia, Bacchetta palestrou sobre O Modelo Florestal da Celulose e seus Impactos sobre o Bioma Pampa, no Auditório do Semapi

Informações: Assessoria de Impresa da Agapan
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues





Fotos: SEMAPI

Nenhum comentário: