16 novembro 2008

Miguel Reale Júnior também CONTRA o projeto Pontal do Estaleiro



Contatado pela AGAPAN se seria o renomado jurista Miguel Reale Jr. que havia assinado o abaixo-assinado pela preservação da Orla do Guaíba e CONTRA o projeto Pontal do Estaleiro, veio essa resposta por e-mail:

Prezada Vanessa,
Sim, sou Miguel Reale Jr. advogado e professor. Há 13 anos resido entre SP, Porto Alegre e Canela. Sou casado com a advogada e professora de Direito Civil, Judith Martins-Costa. Preocupa-me a descaracterizacão da orla do Guaiba e a sua destinação meramente especulativa, sem qualquer função social. A notícia do resultado da votacão na Câmara, na semana passada, não poderia ser pior - agora, é esperar que o prefeito vete esse absurdo. Contem comigo na defesa do patrimônio de Porto Alegre.
Cordialmente,
Miguel Reale Jr

Da Wikipédia:
Miguel Reale Júnior
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Miguel Reale Júnior, jurista e professor brasileiro, ex-Ministro da Justiça no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Filho do também jurista Miguel Reale, tem forte atuação na área do direito penal.

É autor de diversos artigos, publicados nos mais diversos periódicos. Atualmente, exerce a cátedra de direito penal, no Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP.

Bacharelou-se em 1968, pela mesma faculdade onde leciona. Em 1971, com a tese “Dos estados de necessidade”, faz seu doutorado também pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Em 1983, foi Secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, no governo Franco Montoro. Já em 1987, torna-se presidente do Conselho Federal de Entorpecentes - COFEN , órgão ligado ao Ministério da Justiça. Em 1995, é feito Secretário da Administração e Modernização do Serviço Público do Estado de São Paulo. Finalmente, por um curto período, em 2002, Miguel Reale Júnior foi Ministro da Justiça. Militante do PSDB, Miguel Reale Júnior sempre esteve ligado ao grupo paulista dos tucanos (Franco Montoro, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso)

Foi Membro da Comissão Elaboradora da Parte Geral do Código Penal e da Lei de Execução Penal, de 1980 a 1984. Membro honorário da Real Academia de Jurisprudência y Legislacion, de Madrid e da Academia Paulista de Letras, na cadeira n.º 2.

Obras

* Instituições de Direito Penal Vol. I e II, São Paulo, Forense;
* Teoria do Delito, São Paulo, RT, 1998;
* Casos de Direito Constitucional, São Paulo, RT, 1992;
* Problemas Penais Concretos , São Paulo , Malheiros Editores, 1997;
* Questões Atuais de Direito, em co-autoria com o Prof. Miguel Reale, Belo Horizonte, Editora Del Rey, 2000;


Foto: Edi Fonseca/AGAPAN

Um comentário:

Paulo Ari disse...

Vejam o interessante trabalho do professor Mauro Salvo (Doutorando em Economia pela UFRGS e Analista do Banco Central do Brasil) que levanta haver indícios de lavagem de dinheiro no mercado imobiliário na cidade de Porto Alegre e que está publicado no site da PUC-RS (em HTML e em Word para baixar (15 páginas) segue link:

http://64.233.169.104/search?q=cache:GZ8GgBLT1xIJ:www.pucrs.br/eventos/eeg/trabalhos/estudos-setoriais-sessao3-1.doc+www.pucrs.br/eventos/eeg/trabalhos/estudos-setoriais-sessao3-1.doc&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br&client=firefox-a

e ainda entrevista dele concedida pelo Conselho Regional de Economia do RS sobre o mesmo tema e puclicada no site. Segue link:
http://74.125.45.104/search?q=cache:e5sO4wqGDrsJ:www.coreconrs.org.br/pdf/coluna/eco29808.pdf+%22Mauro+Salvo%22+lavagem&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=3&gl=br

Quem sabe, isto ajude a explicar muita coisa nebulosa que anda acontecendo no Porto dos Casais.

(se o link não abrir, coloca no Google: Mauro Salvo lavagem)