30 agosto 2018

Agapan Debate Certificação na próxima segunda-feira, dia 3



Certificação Orgânica: Verdades, Mentiras, Propostas de Avanços. Este é o tema central do Agapan Debate que acontece na próxima segunda-feira (03/09), às 19h, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs. São debatedores Silvana Bohrer, presidente da Associação dos produroes da Rede Agroecológica Metropolitana (Rama) e Vilson Stefanoski, presidente da Associação Agroecológica. O debate tem entrada franca e será mediado pelo conselheiro da Agapan, o advogado ambientalista Renato Barcelos. 

As duas diferentes formas de certificação participativa é o tema da palestra da agricultora agroecológica Silvana Boehrer, engenheira agrônoma e proprietária, há 18 anos, do Sítio Capororoca, no bairro Lami, em Porto Alegre. Silvana integra o grupo de Turismo Rural de Porto Alegre desde a fundação, em 2005, e da Opac-Rama, também desde a fundação, em 2010, estando na coordenação. 

Com o tema Agroecologia, orgânicos e certificação, o agricultor Vilson Luiz Stefanosky é natural de Carlos Gomes, colônia polonesa do interior de Erechim (RS). É agricultor ecológico desde 1991, participa da Feira de Agricultores Ecológicos (FAE), que acontece todos os sábados de manhã, na Redenção, em Porto Alegre, desde 1994 e trabalha com biomineralização desde 2003. Atualmente é coordenador da Associação de Agricultores Solidários do RS, que reúne agricultores de 23 municípios gaúchos e que participam da FAE, da Feira do Menino Deus nas quartas-feiras e sábados e da Feira do IPA nas quintas-feiras. Stefanosky também faz parte do Comitê de Ética do Pré Núcleo Sudeste Gaúcho, da Rede Ecovida, que congrega agricultores ecologistas de Viamão, Tapes, Mariana Pimental, Guaíba, Sentinela do Sul e de Cerro Grande do Sul. 


Assessoria de Imprensa da Agapan 
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues 
Cel.: 51-99813-1785

Nenhum comentário: