21 setembro 2017

Porto Alegre abate dez árvores por dia

Neste Dia da Árvore, queremos comemorar a existência desses seres essenciais à vida. Mas também deixamos nosso registro de tristeza e denúncia ao verificar que a cada dia são cortadas, em média, 10 árvores em Porto Alegre. Foram mais de 30 mil árvores suprimidas nos últimos dez anos, 3.575 somente em 2016. É uma lástima que a nossa sociedade e, principalmente, o poder público municipal ainda não percebam a importância da arborização urbana, bem como a necessidade de ampliar a permanência das árvores em nosso dia a dia. Outra aspecto que muito nos deixa tristes são as podas mal feitas que mutilam e levam nossas árvores a adoecerem e, aos poucos, desaparecerem.
A primeira grande luta da Agapan foi justamente para acabar com as podas indiscriminadas, que impediam nossas árvores de dar flores, deixando a cidade cinza. A luta da Agapan não foi em vão. Aos poucos, Porto Alegre foi transformada na capital mais arborizada do Brasil, posição que durou por muitos anos. Infelizmente, com a complacência de várias gestões municipais incapazes de perceber o vital serviço ambiental fornecido pelas árvores, esse cenário está regredindo e Porto Alegre corre sério risco de voltar a ser cinza e adoecer. 

Estamos atentos e continuaremos lutando, com apoio de parte da sociedade consciente, para que a nossa cidade volte a florescer, transformando-se em uma grande e gigantesco canteiro urbano de árvores para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade.   



Nesse sentido, diante desses ataques crescentes das motosserras, estamos lançando a página Arboricídio Poa. Ela ficará disponível no blog da Agapan com informações sobre o avanço dos cortes de árvores em Porto Alegre, que, no ritmo atual, corta aproximadamente dez árvores por dia, infelizmente.

Até hoje (21/09), conforme projeções com base na média anual dos últimos dez anos, 2.640 árvores já foram cortadas neste ano de 2017.

Precisamos mudar isso.

Imagem: Internet. Colaboração da associada Lourdes

Nenhum comentário: