22 junho 2014

11 Sugestões para reduzir sua exposição às radiações



Pesquisa divulgada em 2011 com supervisão da OMS. (Fonte: O Dia-RJ)

1. Evite operar seu telefone celular ou telefone sem fio próximo à sua cabeça ou ao seu corpo durante as ligações. Sugestão é usar com fones de ouvido, ou viva voz ou mensagens de texto.


2. Evite andar com o seu celular no bolso, ou no cinto, ou próximo ao corpo sempre que ele estiver ligado. Especialmente mantenha seu telefone móvel afastado de sua cabeça, de seu tórax e dos órgãos reprodutivos.


3.Desligue os dispositivos moveis quando não estejam sendo utilizados, ou coloque-os em “Modo Avião”. Desligue os equipamentos de Wi-Fi e Bluetooth. Não utilize um “tablet” ou um computador tipo “laptop” próximo a seu corpo.

4. Quando o sinal for baixo, seu celular emite mais radiação, então evite usá-lo em locais envolvidos por metais, como em elevadores, ou quando viajar em automóveis, ônibus, trens ou aviões.

5. Use um telefone com linha fixa sempre que possível e evite falar em seu celular mais que o estritamente necessário. Encaminhe suas ligações para sua linha fixa sempre que estiver em casa ou no trabalho, e desligue seu celular.


6. Desligue seus equipamentos de comunicações sem fio quando não estiver utilizando-os (p. ex., internet, etc), especialmente durante a noite. Sempre que possível utilize ligações via linhas fixas, p. ex., cabos coaxiais ou fibras óticas, para quaisquer tipos de comunicações (p. ex., internet, telefonia, etc).


7. Reduza a exposição das crianças às radiações das comunicações sem fio. Desencoraje-as a usarem dispositivos de comunicações sem fio e as estimule a usarem ligações fixas sempre que possível. Desligue os dispositivos Wi-Fi sendo utilizados por crianças. Estimule os demais pais para que nas escolas sejam utilizadas conexões fixas para internet (por exemplo,por cabos ou fibras óticas). Eduque as crianças para usar as tecnologias sem fio de forma segura.



8. Se você está grávida, ou planeja ter um filho, ou se for hiper-sensitivo a estas radiações, seja especialmente cauteloso em relação às exposições a estas radiações.

Gravidez cuide para ficar longe das radiações. (foto:sitechic)

9. Reduza o tempo em que você estiver em ambientes onde muitas pessoas estiverem utilizando telefones moveis próximas umas das outras, ou em ambientes onde houverem redes de comunicações móveis (p. ex., Wi-Fi, etc).

10. Se você tiver sintomas de hipersensibilidade aos campos eletromagnéticos, observe quando os sintomas aparecerem e anote os locais e horários. Relate isto aos responsáveis pela saúde pública.

11. Manifeste suas preocupações sobre estas radiações aos representantes da população em diferentes níveis (por exemplo, vereadores, políticos em geral, funcionários públicos municipais, estaduais e federais, etc) e solicite que adotem providencias eficazes para que as comunicações sem fio sejam utilizadas com mais segurança. Estimule-os a recomendar ampla campanha de esclarecimento à população sobre os riscos à saúde destas radiações e sobre as medidas efetivas visando a redução da exposição da população a estas radiações. Por exemplo, mediante uma campanha em que cada acesso móvel participe com um real (R$ 1,00) para um fundo visando pesquisas e divulgação das formas mais adequadas para a redução dos riscos à saúde.

RNI: Some Tips to Reduce Your Exposure to Wireless Radiation.doc

Nenhum comentário: