Parque Delta do Jacuí - Porto Alegre |
Lívia Zimmermann |
As informações serão apresentadas pela comunicadora social e mestre em saúde coletiva Lívia Zimmermann, que relembra o trabalho de sua mãe, uma das precursoras do movimento ambientalista e indigenista no Rio Grande do Sul Hilda Zimmermann, falecida neste ano.
Ao abordar a importância que a imprensa teve para a democratização do movimento ecológico, em todas as fases, até chegar aos dias de hoje, Lívia vai apresentar pesquisa realizada durante o início da década de 1990, quando concluía seus estudos de graduação em Comunicação Social - Relações Públicas, sobre a degradação socioambiental nas ilhas do Delta do Jacuí, junto ao município de Porto Alegre. Ela traça um paralelo entre as fases das Relações Públicas com a da consciência socioambiental da população.
Ela lembra a atuação das ONGs Agapan e ADFG, que durante a década de 1970 organizaram, na Ilha Grande dos Marinheiros, juntamente com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), a primeira Campanha de Coleta Seletiva do Lixo na capital gaúcha. “Mas, infelizmente”, acrescenta, “apesar do apoio da população, rivalidades internas da administração municipal não deram continuidade ao projeto”.
O Papel da Imprensa na Democratização do Movimento Socioambiental
Lívia Zimmermann - Comunicadora Social e Mestre em Saúde Coletiva
Dia 11 de dezembro
Às 19h
Auditório 3 da FABICO/UFRGS
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Bairro Santana
Evento: Ecojornalistas
Texto: Juarez Tosi
Imagem: Delta do Jacuí - desconhecido
Imagem: Livia/ Assembleia Legislativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário