20 setembro 2012

AGAPAN, AMABI e AMIGOS DA GONÇALO em reunião na SMAM sobre manutenção de árvores em Porto Alegre

À partir da esquerda: Marcelo, Miriam, Edi e Francisco Mellos (SMAM)
No fim da tarde do dia 12 de setembro aconteceu uma reunião com o supervisor de Praças, Parques e Jardins da SMAM. A reunião foi motivada pelo corte de uma antiga árvore na Gonçalo de Carvalho e também para tratar de outros assuntos relativos a manutenção de árvores na cidade e buscar informações sobre desastrosas podas de árvores ocorridas recentemente, em especial na Avenida Ipiranga .
A criminosa poda de árvores na Av. Ipiranga - Foto: Espiral Positiva
Estiveram presentes Miriam Löw e Edi Fonseca pela AGAPAN, arquiteto Marcelo Ruas (morador da Gonçalo e presidente da AMABI quando do tombamento da rua) e Cesar Cardia (administrador do Blog, integrante do "Amigos da Gonçalo" e também associado da AMABI e AGAPAN).

Supervisor Francisco Mellos e Miriam Löw, da AGAPAN.


Também estava combinado as presenças de representantes da atual direção da AMABI e também da recém criada Associação de Moradores da Gonçalo (AmoGonçalo), mas por problema de agenda eles não puderam comparecer naquele horário. O supervisor Francisco Mellos foi muito atencioso conosco, escutou nossas críticas e algumas sugestões. Justificou que as terríveis podas de árvores ocorridas na Ipiranga foram feitas pela CEEE, que inclusive foi autuada e multada pela SMAM. Prometeu ouvir a comunidade e também discutir internamente para a nossa sugestão de criação de uma "ouvidoria" na SMAM, com objetivo bem distinto do 156, serviço existente também para denúncias à SMAM. Outras sugestões da AGAPAN e da comunidade foram bem recebidas, isso terá desdobramento em outros encontros.
Edi Fonseca expõe as lutas e posição da AGAPAN na defesa das árvores.

No próximo dia 25 haverá um "projeto piloto" de análise da arborização na rua Gonçalo de Carvalho, com presença do corpo técnico da SMAM, da comunidade e da AGAPAN. Isso poderá ser umas nova prática da secretaria em toda a cidade, com o objetivo de atuar em parceria com a cidadania de Porto Alegre.



Amigos da Gonçalo de Carvalho

Um comentário:

Anônimo disse...

A SMAM não faz uma poda sistemática a CEEE vai lá e atora as árvores, o custo da multa é menor do que manter a estrutura para efetuar a poda sistemática, para ambas as partes a lei tem que mudar. Outras árvores por toda a cidade estão ameaçadas.