07 junho 2012

Parabéns Porto Alegre, a cidade dos túneis verdes

                                          Zaquia, Fortunatti, Beto Moesch e Cesar.

A AGAPAN parabeniza especialmente nosso conselheiro Beto Moesch e o associado e colaborador Cesar Cardia pela importância de suas contribuições para que a preservação desse Patrimônio Ambiental se concretizasse em nossa cidade.

A Lei dos Túneis Verdes, que declara como Áreas de Uso Especial 72 vias porto-alegrenses que possuem árvores cujas copas se unem formando uma cobertura vegetal - conhecidas como túneis verdes - foi sancionada nesta terça-feira à tarde pelo prefeito José Fortunati.

“O conceito de Áreas de Uso Especial foi aprovado em 2000 e, até agora, utilizado somente em Porto Alegre”, informa o vereador Beto Moesch (PP), autor da lei.

Moesch explica que, assim como em todas as demais vias da cidade, os cortes e podas das árvores que formam os túneis verdes deverão ser feitos somente quando o vegetal estiver doente ou apresentar necessidade de reparos. “Mas em casos de execução de obras ou deflagração de conflitos com infraestrutura, como redes elétricas, haverá mais cuidado para a preservação das árvores, além da exigência de reposição de novas mudas caso seja preciso extrair um exemplar”, esclarece.

Um dos principais divulgadores e defensores dos túneis verdes de Porto Alegre, Cesar Cardia, integrante da AMABI (Associação dos Moradores e Amigos do Bairro  Independencia), AGAPAN e do Movimento Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, também esteve presente na solenidade. "Criamos um blog quando surgiu a possibilidade de alargar a rua Gonçalo de Carvalho e retirar árvores da via. Hoje, ele é citado em 81 países. Muitos movimentos contra a poda radical de árvores em vários lugares do mundo entram em contato conosco", conta Cardia.


Foto: Luciano Lanes/PMPA

2 comentários:

Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho disse...

Uma correção necessária: o Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho não é uma Associação, surgiu como um Movimento informal e assim se manteve até hoje. Do Movimento surgiu uma Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência (AMABI), essa uma entidade formal, que continua ativa e teve fundamental importância na preservação da Rua Gonçalo de Carvalho. Depois do decreto de 5/6/2006 que declarou a Gonçalo de Carvalho "Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental de Porto Alegre", tanto a AMABI como o Movimento apoiaram a preservação dos demais Túneis Verdes da cidade (Zona Sul e Moinhos), ainda na administração do prefeito José Fogaça que tinha como secretário do Meio Ambiente o vereador Beto Moesch.
(Cesar)

Leonardo Esch disse...

Olá. Gostaria que se avançasse nesse tema, considerando também vias arborizadas como dignas de preservação na cidade. Leio no jornal Zero Hora de hoje, na página 27, nota referente à bela Alameda Raimundo Corrêa, nas proximidades da Anita Garibaldi. Pela fotografia percebe-se que é uma rua tranquila, bem arborizada e com calçamento, que muito em breve terá suas árvores retiradas e será asfaltada, por conta de obras na Anita. Em vez de ceder à pressão imobiliária sob o pretexto de "resolver congestionamentos", seria muito mais sensato que se modificasse a visão 'automobilística' baseada no autocentrismo que impera na cidade. Os moradores da região diretamente citada estão se mobilizando, talvez seja a hora de divulgar os fatos e buscar o posicionamento dos demais munícipes a respeito da cidade que almejam. Apenas se ouve comentários acerca de "crescimento" - quando, em minha opinião, deveríamos pelo menos começar a pensar em qualidade de vida.