12 julho 2011

Colégio Anchieta homenageia Agapan durante IV Mostra Científica

Banners da História do Movimento Ambiental e da Agapan.
Os pais e alunos prestigiaram a abertura da IV Mostra Científica.
Equipe da Agapan com professores de Biologia do Colégio Anchieta.

Francisco Milanez, Celso Marques e Eduardo Finardi.


Evento acontece no auditório 1, até quarta-feira, dia 13, às onze horas. Exposição da Agapan retrata 40 anos de história do ambientalismo.



“Para dar ordens à natureza, é preciso saber obedecer-lhe”. Com este lema, expressado pelo filósofo Francis Bacon, o Colégio Anchieta de Porto Alegre realiza a IV Mostra Científica e, nesta edição, homenageia os 40 anos da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), completados no último 27 de abril. De acordo com o professor Maurício Marczwski, da Comissão Organizadora da Mostra, a homenagem à Agapan “traz aos alunos exemplos louváveis de dedicação e competência na área científica e na luta pela causa ambiental”. Para o presidente da Agapan, Eduardo Finardi Rodrigues, “esta é uma das melhores homenagens do ano, por ser feita por uma escola, onde tudo começa”. Ao falar que a tomada de consciência do que o movimento ambiental defende para o mundo passa pela escola, Eduardo destaca que, hoje, o estado do Planeta é produto também do uso da ciência e, por isso, “é importante usar a ciência com ética e assim reduzir nossas agressões ao ambiente”.

Pesquisa: Teto ecológico: Teto verde



Pesquisa: Sabonete sustentável.
Pesquisa: Você é o que você come.



Durante a Mostra é possível conhecer 22 projetos de pesquisa realizados pelos alunos do Colégio Anchieta. Entre eles estão trabalhos que retraram a reutilização da água da chuva, ecotelhado ou telhado verde, aerogerador, diferentes telhados e diferentes temperaturas, calculadora movida a limão e a pesquisa você será o que você come, que relaciona o aumento da obesidade no mundo aos hábitos de alimentação e à prática de esportes. Nesta pesquisa, realizada por alunas da 8ª série do Ensino Fundamental, 210 alunos foram entrevistados, sendo 70 da 3ª série, 70 da 5ª e os outros 70 da 8ª série. Entre as conclusões, a influência dos pais na alimentação dos filhos é grande. “Os alunos da 3ª série mantêm hábitos considerados mais saudáveis do que os da 8ª série que, apesar de se alimentarem pior, praticam mais esportes”, observam as alunas que participaram da pesquisa. Elas também concluíram que alimentos industrializados, além de favorecerem a obesidade, produzem mais lixo e que sustentabilidade é sustentar e ajudar o futuro de cada pessoa, com saúde, também afetada pela obesidade.


As vantagens do Telhado Ecológico ou Teto Verde na melhoria da qualidade de vida nas cidades são incentivadas por um grupo de alunas do 1º ano do Ensino Médio do Anchieta. Através de uma maquete, elas demonstram os benefícios dessa tendência mundial de eco-design e citam, como espécies adaptadas a esses telhados a vegetação rasteira e as suculentas.


Outro grupo de alunas da 8ª série do Ensino Fundamental apresenta, na Mostra Científica, as vantagens para o ambiente do reaproveitamento do óleo de cozinha e dá a receita do que denominam Sabonete Sustentável: um litro de óleo de cozinha usado, 400 ml de água fervente, ¼ de sabão em pó, 200 gramas de soda cáustica e 40 gramas de essência aromatizante. Para a produção, o sabão em pó é dissolvido em 150 ml de água quente e a soda cáustica no restante da água fervente. Em seguida, as duas soluções são adicionadas ao óleo de cozinha usado, que deve ser filtrado antes, para retirar as impurezas. Mexe bem durante 40 minutos, acrescentando a essência. Para dar cor, pode utilizar corante ou anilina. Em 10 dias, as barras de sabão ecológico endureceram e podem ser utilizadas na limpeza em geral. A reutilização do óleo de cozinha tem, entre as vantagens, a redução da contaminação da água, já que um litro de óleo lançado pelos ralos de pias e tanques polui mais de um milhão de litros de água.


Da Agapan, participaram da abertura da Mostra Científica no Colégio Anchieta o presidente Eduardo Finardi Rodrigues, os ex-presidentes Celso Marques e Francisco Milanez, a conselheira Sandra Ribeiro e a jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues. Entre os paineis expostos pela Agapan, estão os produzidos pelo Memorial da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em homenagem à história do ambientalismo gaúcho, podendo ser cedido a todas as escolas interessadas. A IV Mostra Colégio Anchieta 2011 pode ser visitada das 8h às 11h e das 13h30 às 18h.




Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues.

Nenhum comentário: