16 dezembro 2010

19/ Dezembro: Círculo de Cultura do Clima: Porto Alegre: Parque da Redeção









Foto: Encontro do dia 10/ Novembro.

O Círculo da Cultura do Clima convida a todos a participarem
do encontro para troca de idéias e debate no Parque Farroupilha às 15:30 horas
Local: AUDITORIO DO ORQUIDIARIO DO PARQUE, próximo ao Café do Lago

Atividades:
1. DEBATES sobre o estado de emergencia planetário, O fim da calota polar do artico daqui a 3-9 anos e Politicas publicas para vencer a crise do clima.

2. Roda de Chimarrão
3. Abraços Grátis
4. Coleta Voluntária de Lixo Seco no Parque
5. Coleta de Abaixo Assinado

Obs. Vamos sentar na grama do parque, então traga o seu tapete ou toalha.

Abraços verdes.

O agir pela vitalidade da Terra



A tranquilidade em tempos de crise como os nossos

se afigura como uma Irresponsabilidade.

Cada um de nós deve agir rapidamente e juntos,

Porque o relógio está contra nós.


Estamos perdendo a calota polar ártica

Perdendo o controle do clima

Temos de nos mobilizarmos para definir

um novo rumo para nossa vida neste planeta,


Caso queiramos continuar habitando nele (...).

Começou o tempo da consciência da finitude de todas as coisas.


Também daquilo que nos parecia mais perene:

A persistência da vitalidade da Terra,

A continuidade do equilíbrio da biosfera

E a imortalidade da espécie humana

do Livro: Cuidar da terra, salvar a vida: como evitar o fim do mundo , 2010, de Leonardo Boff.

Imagem: HXC Hu, Dana Mardaga

11 dezembro 2010

Cultura do Clima: 12/12 as 17 horas na Redenção (Porto Alegre)


A AGAPAN está participando da formação do movimento denominado "CULTURA DO CLIMA", que reúne grupos de pessoas ligadas a AGAPAN, Crias De Gaia, Educadores Ambientais de Porto Alegre, Greenpeace, entre outras entidades.

Criamos um site www.culturadoclima.webs.com, que se propõe a pressionar os governos Municipais, Estaduais e Federal que se propõe a pressionar os governos a elaborarem Políticas Publicas concretas para EVITAR A TRAGÉDIA SOCIOAMBIENTAL que se aproxima com o fim da calota Polar Ártica, a subida rápida do nível dos mares e brusca redução da capacidade agrícola mundial, prevista para ocorrer entre 2013 e 2019 e vencer a Crise do Clima.

Também estamos chamando para uma manifestação reinvindicando políticas públicas para vencer a crise do clima, a ser realizado dia 12 de dezembro, às 17 horas, junto ao Monumento do Expedicionário, no Parque Farroupilha. Haverá debates, apresentação de banners, ABRAÇOS GRÁTIS e limpeza e recolhimento voluntário de lixo seco.


NO SITE EXISTE UM MANIFESTO REINVINDICANDO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O FUTURO GOVERNO ESTADUAL.

Leia-o e Assine.

Este site também é uma rede Social nos moldes do Facebook e Orkut, onde cada pessoa pode criar o seu próprio perfil, postar imagens, links e trextos em sua página pessoal.


Abraço,

Celso.C.Waldemar

Vice-presidente da AGAPAN


Ilustração: Svilen Milev

09 dezembro 2010

Participe do Círculo de Cultura do Clima na Redenção, dia 12/ Dezembro 17 hs domingo


Círculo de Cultura do Clima

No próximo domingo vamos realizar um encontro do Circulo de Cultura do Clima,
no Parque da Redenção às 17 horas no Monumento ao Expedicionário.

Você está convidado a participar!
Traga sua família e amigos.

Organização: AGAPAN, Redes Cria de Gaia, Educadores Ambientais de Porto Alegre.


Apoio:
Greenpeace
Movimento em Defesa da Orla

05 dezembro 2010

Nesta segunda acontece Seminário Frutas Nativas do RS

Em debate o uso e a conservação de espécies de plantas frutíferas, a partir de uma demanda prioritária dos agricultores e de técnicos preocupados em aperfeiçoar a legislação e de pesquisadores que vislumbram o papel estratégico deste tema

Por Redação da EcoAgência

Acontece nesta segunda-feira, dia 06 de dezembro, o Seminário Frutas Nativas do RS: coleta, beneficiamento e comercialização, na Faculdade de Economia da UFRGS. Será discutida a questão do uso e da conservação de espécies de plantas frutíferas, a partir de uma demanda prioritária dos agricultores e de técnicos preocupados em aperfeiçoar a legislação que fazem parte do DEFAP- SEMA e de pesquisadores que vislumbram o papel estratégico deste tema.

O evento é organizado por grupos de extensão de Agronomia, Biologia, mestrandos do PGDR-UFRGS, professores e técnicos de órgãos ambientais que trabalham no tema. Conforme o divulgado, a visão atual é de que o uso da biodiversidade, a partir de cuidados e técnicas de manejo sustentável é uma das estratégias de conservação - o que é fundamental para a agrobiodiversidade e um dos passos para a superação do atual modelo de monoculturas. Contudo, destaca-se o caso da palmeira-juçara (Euterpe edulis), que ganha um espaço importante nos Sistemas Agroflorestais (SAFs) na Mata Atlântica. Espaço importante que ainda não é suficientemente percebido pelos governos e a ênfase na fiscalização sobre a coleta e a comercialização dos produtos, além da ausência de um marco legal para a área, ainda são fatores desestimulantes.

“Entende-se que a dificuldade no desenvolvimento do uso das frutas nativas não provém somente de uma legislação desatualizada, mas também de um desestímulo e ausência de pesquisas locais sobre o uso de nossa flora nativa, o que inibe um conjunto de atividades ligadas ao uso dos frutos de nossas espécies. Esta situação se soma, de forma contraditória, ao fato de que muitas espécies frutíferas nativas do RS são utilizadas por outros países, há mais de um século, destacando-se a goiabeira-serrana, conhecida mundialmente por ‘Feijoa’, ou ‘pineapple-guava’ (Acca sellowiana), (Nova Zelândia) e o araçá (Psidium cattleianum) (Austrália). Mais recentemente, verifica-se que ganha espaço o uso da cerejeira-do-mato (Eugenia involucrata) e dos tipos de butiá (Butia spp.), nos EUA e na Europa”, explicou o professor do Departamento de Botânica da UFRGS, Paulo Brack.

Os organizadores do evento acreditam que a implementação de programas de incentivo ao uso das espécies nativas pode ter papel estratégico nos aspectos ecológico e econômico, principalmente para agricultores familiares e populações locais.

Programação

Na manhã do dia 06, haverá uma explanação de agricultores agroecológicos, representantes da Rede Juçara e de técnicos representantes de órgãos estaduais e federais acerca dos reais entraves a partir de suas perspectivas de atuação.

À tarde está prevista uma dinâmica de trabalho com a formação de grupos entre os participantes que deverão identificar questões centradas nos temas: manejo de espécies frutíferas nativas, beneficiamento e comercialização das frutas nativas e seus subprodutos.
A partir das conclusões destes grupos de trabalho será elaborado um documento a ser encaminhado aos governos estadual e federal e órgãos competentes no sentido de ajudar a criar e/ou fortalecer políticas públicas para a área.

Mais informações: com os organizadores

Departamento de Botânica/UFRGS - EcoAgência

Agapan comunicação

Imperdível-Terça na Fabico-18:30- Dossiê sobre Silvicultura e Celulose no RS

Imperdível, quem já teve o prazer de dar uma olhadinha nessa trabalho afirma que:

Na Terça Ecológica do EcoAgência, Conceição Carrion apresenta o Dossiê sobre a implantação da Silvicultura no Pampa. Pesquisado desde 2004, conta com farto material que permite aos observadores perceberem como se deu, inclusive no imaginário do gaúcho, a implantação da política da Silvicultura/celulose aqui no Rio Grande do Sul.

A separação dessa genial obra em títulos e subtítulos, semeia a criatividade e oportunizara entendermos a imposição dessa monocultura por setores poderosos da nossa sociedade, realidade pela qual o povo riograndense passou e ainda passa.

Afirmo que a fórmula utilizada aqui no Sul do Brasil para ocupação do solo pelas monocultivo de pinus e eucalipitos é semelhante à ocupação feita na América Latina e mundo, pois a silvicultura ainda avança nos países classificados como “emergentes” ou “subdesenvolvidos” (com bons reservatórios de água, é claro)...

A amiga Conceição Carrion segue firme em sua corajosa pesquisa, cujo Dossiê, com matérias publicadas pela grande mídia, acaba provando, inclusive, que a lógica do lucro ainda impera, indicando as alianças entre as classes abastadas- "donos do poder", com de setores do mundo politicos, empresarial e transnacionais.

Dia especial contando com depoimentos especiais de:

Ludwig Buckup.

Paulo Brack.

Glayson Bencke.

Silvia Pagel.

Rodrigo Venzon.

Está valendo conferir!

Até la... (é na terça dia 07, 18:30 na Fabico).

Mogdema

Agapan