08 agosto 2008

Manifestação pública contra projeto Pontal do Estaleiro será neste sábado, 9

O polêmico projeto Pontal do Estaleiro vai ser alvo de mais uma manifestação por parte de ambientalistas e representantes de entidades e associações contrários à ocupação da Orla do Guaíba. Neste sábado, 9, está programada uma manifestação pública, às 14h, em frente ao Big Cristal, com deslocamento até a área prevista para a instalação de seis torres de 14 pavimentos, que integram o projeto, em apreciação na Câmara Municipal.

A manifestação é decorrente da audiência pública, realizada na última quarta-feira, 6, no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que reuniu mais de 400 pessoas, entre vereadores, ambientalistas, corretores e consultores imobiliários, além de representantes de associações de bairros e do Fórum de Entidades.

Ao final do debate, na tribuna popular, o professor da Uergs, Antônio Ruas, anunciou a manifestação. “Queremos reunir representantes de diversas instituições que não concordam com o projeto apresentado, que é ilegal e precisa ser derrubado”, afirmou Ruas, ao observar que "os espigões (previstos no projeto) limitam o acesso público e comprometem inclusive a atual recuperação da balneabilidade do Lago Guaíba”. O professor defende um projeto de revitalização e recomposição da mata ciliar da Orla.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), o projeto Pontal do Estaleiro está tramitando pelas comissões legislativas. A Comissão de Constituição e Justiça foi favorável e a de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul, contrária ao projeto. Falta o parecer das comissões de Urbanização, Transportes e Habitação; e de Saúde e Meio Ambiente. “A Câmara aprecia se muda a lei”, manifestou Melo, ao defender a audiência pública como um instrumento esclarecedor que “serve de juízo de valor aos vereadores, que vão votar”.


Assessoria de Imprensa Agapan
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

Nenhum comentário: