13 outubro 2015

Agapan homenageia jornal Correio do Povo

Foto: Mauro Schaefer
O presidente da Agapan, Leonardo Melgarejo, acompanhado do conselheiro e ex-presidente Francisco Milanez e do secretário-geral da entidade, Heverton Lacerda, entregou ao diretor de Redação do jornal Correio do Povo, Telmo Flor, uma carta em homenagem ao aniversário de 120 anos do veículo. 

Confira, abaixo, a integra do documento, que contou com a elaboração do também conselheiro e ex-presidente da entidade Celso Marques.




À Direção, jornalistas e funcionários do Correio do Povo

Prezados(as) Senhores(as): 

No dia 27 de abril de 1971 foi fundada a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), entidade pioneira do movimento ecológico no Brasil e no mundo. A primeira notícia deste evento foi dada pelo Correio do Povo. Entretanto, desde os inícios dos anos 60, as sementes que originaram a Agapan já tinham sido plantadas no Suplemento Rural do Correio do Povo, através da publicação semanal da coluna de Henrique Luís Roessler, um dos precursores mundiais do movimento ecológico. Roessler começou seu ativismo ambiental lá por 1935, em São Leopoldo, e o terminou, no fim da sua vida, nas páginas do Suplemento Rural, em 1965. A inclusão do seu nome e patronato no órgão ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler, marcou o reconhecimento oficial da sua vida e obra dedicadas à proteção da natureza.  A Agapan foi fundada por um grupo de admiradores de Roessler, todos leitores assíduos da sua coluna no Suplemento Rural do Correio do Povo. Anos depois, Augusto Carneiro, principal articulador responsável pela criação da Agapan, resgatou a memória de Roessler através da publicação de um livro com uma antologia dos seus artigos publicados nas páginas do Suplemento Rural.
Após a fundação da Agapan, o Correio do Povo abriu um generoso espaço para a publicação de artigos de José Lutzenberger, primeiro presidente da entidade, e passou a dar uma ampla e constante cobertura jornalística para a problemática ecológica em termos locais, regionais, nacionais e internacionais. O pioneirismo do Correio do Povo inaugurou então um novo gênero jornalístico, o jornalismo ambiental. A nova linha editorial do jornal veio a contagiar e pautar toda a imprensa - gaúcha e brasileira - como uma caixa de ressonância do pioneirismo de Lutzenberger e da Agapan.
A atuação do Correio do Povo foi decisiva para que a imprensa e a opinião pública brasileira, durante décadas, classificassem Porto Alegre como sendo "A Capital da Ecologia".  Se até hoje a opinião pública gaúcha é considerada a mais ecologizada do País, uma parte significativa desta condição deve ser creditada ao Correio do Povo.
Esta breve resenha histórica evidencia que o Correio do Povo teve um papel insubstituível e decisivo para o surgimento da Agapan e do movimento ecológico. As histórias das duas instituições estão entrelaçadas. Portanto, o Conselho Superior e a Diretoria Executiva da Agapan têm a satisfação de parabenizar a direção, jornalistas e funcionários do Correio do Povo nas comemorações dos seus 120 anos. Mais do que isso, queremos expressar nossos mais profundos agradecimentos pela contribuição deste jornal na criação deste legado ecológico que faz parte da nossa identidade cultural, sendo motivo de orgulho para toda a coletividade gaúcha. Muito obrigado pelo apoio dado para a realização do nosso lema: A vida sempre em primeiro lugar.

                                                                 
Porto Alegre, 13 de outubro de 2015.

Conselho Superior e Diretoria da Agapan

Nenhum comentário: