14 julho 2015

Grupo realiza reunião para estudar Encíclica Laudato si

Associados da Agapan se reuniram nesta segunda-feira (13) para realizar a primeira reunião do grupo que vai estudar a encíclica Laudato si', do Papa Francisco.
O encontro foi realizado na sede do futuro Instituto Maitreya, projeto do conselheiro e ex-presidente da entidade Celso Marques, em Porto Alegre (RS).

Intitulada por alguns de "Encíclica Verde", a segunda carta encíclica do Papa Francisco é focada em questões ecológicas e trata sobre "o cuidado da casa comum". A obra está dividida em seis capítulos. Na introdução, Francisco remete à citações de cunho ecológico de seus antecessores Papa João XXIII, Paulo VI (1971 - Por motivo de uma exploração inconsiderada da natureza, [o ser humano] começa a correr o risco de a destruir e de vir a ser, também ele, vítima dessa degradação), João Paulo II (...o ser humano parece «não dar-se conta de outros significados do seu ambiente natural, para além daqueles que servem somente para os fins de um uso ou consumo imediatos») e Bento XVI (o livro da natureza é uno e indivisível). Ele faz questão de frisar que as "contribuições dos Papas recolhem a reflexão de inúmeros cientistas, filósofos, teólogos e organizações sociais que enriqueceram o pensamento da Igreja sobre estas questões".
Francisco também cita afirmação do Patriarca Bartolomeu, líder da Igreja Ortodoxa:  "Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus; quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra das suas florestas naturais ou destruindo as suas zonas úmidas; quando os seres humanos contaminam as águas, o solo, o ar... tudo isso é pecado".

Contribuição para o estudo

A organização Opus Dei apresenta, em seu site, uma visão geral da encíclica e o objetivo de cada um dos seis capítulos da Laudato si'. E conclui: "Após a Laudato si, o exame de consciência, o instrumento que a Igreja sempre recomendou para orientar a própria vida à luz da relação com o Senhor, deverá incluir uma nova dimensão, considerando não apenas como se vive a comunhão com Deus, com os outros, consigo mesmo, mas também com todas as criaturas e a natureza."

Dada a origem religiosa do documento em estudo, cabe ressaltar que o foco do grupo é aprofundar o conhecimento sobre o inteiro teor do texto e identificar as possíveis contribuições da encíclica para a causa ecológica. Não estão em questão as possíveis diferenças que possam existir entre crenças religiosas distintas. 

Próximos encontros

O próximo encontro do grupo ficou agendado para o dia três de agosto, às 19h, quando os participantes se reunirão para debater a introdução e o primeiro capítulo da Encíclica. Os associados que não puderam comparecer à primeira reunião, podem se juntar ao grupo no dia três. A partir do terceiro encontro (17/08), a periodicidade dos estudos será quinzenal. É recomendada a leitura prévia de todo o texto.

Nenhum comentário: