19 agosto 2014

Agricultura familiar: uma revolução silenciosa no campo

A revolução silenciosa na área rural brasileira é consequência da organização dos trabalhadores rurais que assumiram a reforma agrária na prática.

Por Najar Tubino/ Carta Maior

Porto  Alegre - Esta é uma história que tenta retratar algumas mudanças ocorridas na zona rural brasileira nos últimos anos e certamente, não estão nas estatísticas. Uma das fontes consultadas é o trabalho divulgado em dezembro de 2013 pela Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo Federal, realizado pelo IPEA, IBGE e analisado pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, da UFRGS. O trabalho é sobre Agroindústria Rural no Brasil. 



...A agroindústria familiar, portanto, é um passao a mais na organização da agricultura familiar, com investimentos em manufaturas, em produtos elaborados, alimentícios, que vão desde as farinhas, como de mandioca e de milho, pães, biscoitos, doces e geleias, além de mel, mas também embutidos, queijos, aguardente e vinho. O trabalho selecionou, com as devidas estatísticas por estado e por região, 32 produtos produzidos. Desses nove são os mais importantes. No caso da região nordeste e norte, é preciso acrescentar a rapadura e a tapioca.


Leia a matéria na íntegra em: Carta Maior

Foto: site Carta Maior

Nenhum comentário: