02 julho 2014

Projeto que altera Lei das Antenas será votado nesta quarta-feira


Sul 21/ Jaqueline Silveira
A sessão da Câmara de Vereadores de Porto Alegre desta quarta-feira (02) promete ser polêmica. Na pauta, estará o projeto que altera a chamada Lei das Antenas. A proposta de atualização das Estações de Rádio Base (ERBs) contempla a instalação de mais antenas para telefone celular e altera a restrição de 50 metros de distância de uma antena da outra.
Desde que chegou à Câmara, em dezembro de 2013, o projeto tem sido motivo de muitas divergências entre defensores do meio ambiente, prefeitura e operadoras. Ambientalistas sustentam que pesquisas atestam riscos que esses equipamentos oferecem riscos à saúde. Já o governo municipal e as concessionárias de telefonia argumentam que instalação de mais antenas é necessária para melhorar o sinal de celular e de internet e que não há efeitos colaterais.

No final da manhã desta terça-feira (01), ocorreu uma reunião na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosman) do Legislativo com a presença de vereadores, do vice-prefeito Sebastião Mello (PMDB) e de representantes da Associação Gaúcha de Proteção do Ambiente Natural (Agapan) para tratar de algumas alterações. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, Professor Garcia (PMDB), não houve acordo no encontro. Ele informou que a Agapan encaminhou ofício à prefeitura e ao Legislativo pedindo a retirada do projeto, mas, segundo o vereador, além de Câmara não ter prerrogativas para fazer isso, o vice-prefeito reiterou, durante a reunião, que a tramitação da proposta no parlamento será mantida. O presidente do Legislativo municipal disse, ainda, que a votação deve ser longa, uma vez que o projeto já tem 15 emendas e muitos parlamentares devem ir à tribuna debater a proposta.

Na última quinta-feira (26), o Legislativo realizou audiência pública para discutir o projeto, em cumprimento a uma decisão da Justiça, que acolheu o pedido da Agapan. Foram mais de três de reunião com debates acalorados e bate-boca. Nesta terça-feira, a representante da Agapan, Ana Valss, não foi localizada para falar sobre o assunto ao Sul21, mas entidades ligadas ao meio ambiente estão mobilizando os grupos contrários à proposta para acompanharem a sessão nesta quarta-feira. Na audiência, o vice-prefeito já havia afirmado que a prefeitura não retiraria o projeto e que, agora, a decisão caberia à Câmara.

Fonte: Sul 21

Assine o Abaixo Assinado: entre em agapan.org.br  (banner a direita)

Nenhum comentário: