28 abril 2014

Agapan comemora 43 anos e presta homenagem a colaboradores


Celso Marques, Luís Rios de Moura Batista, Alfredo Fedrizzi e Udo Mohr, homenageados.

O trabalho voluntário de 43 anos da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) foi destacado e elogiado na comemoração realizada no domingo (27/4) à noite em Porto Alegre. Militantes que prestam apoio à entidade foram homenageados e o aniversário de 43 anos da Agapan reuniu associados, parceiros e amigos em um restaurante da Cidade Baixa. “Temos como projeto construir nossa sede, com maior número de ativistas, para enfrentarmos os diversos problemas e embates socioambientais que emergem”, avalia o atual presidente da Agapan, Alfredo Gui Ferreira, que também recebeu uma placa de homenagem pela importante contribuição dada à Agapan nesses 43 anos.

Saiba quais foram e são as contribuições dos militantes homenageados Celso Marques, Udo Sílvio Mohr e Luís Rios de Moura Baptista, durante esses 43 anos de defesa ambiental da Agapan:

José Celso Aquino Marques atua na Agapan de forma ativa e intensa desde 1973. Professor, filósofo, educador ambiental, foi presidente da entidade por três gestões e atualmente integra o Conselho Superior da entidade, atuando como coordenador da Comissão Jurídica. É também autor de inúmeros textos sobre o movimento ambiental, abordando desde o planejamento das cidades à política. Marques é músico amador, especialista em Filosofia Oriental, especialmente a Zen Budista, autor de inúmeros textos sobre o movimento ambiental e Mestre Saikawa Roshi

Udo Sílvio Mohr é filiado desde 1971, ano de fundação da entidade. Professor, arquiteto, urbanista, coordenou o projeto de instituiu o Parque Estadual Delta do Jacuí. Ao lado de Marques e dos então militantes Lair Ferreira, Inês Burger e Cesar Victória, Mohr participou de inúmero cursos de Educação Ambiental para professores da rede pública estadual de cerca de 40 municípios gaúchos. Promovendo a valorização paisagística e cultural do Estado, integrou o Movimento em Defesa dos Parques e Praças de Porto Alegre, participando ativamente na criação Unidade de Conservação Morro do Osso, e representou a Agapan na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre – PDDUA. Mohr também integrou a Comissão de Elaboração do Projeto da Sede da Agapan, contribuindo na execução do projeto paisagístico da sede da entidade na Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, que foi destruída.

Luís Rios de Moura Batista é um dos fundadores da Agapan, em 1971. Professor botânico, atua na criação, manutenção e preservação de diversas Unidades de Conservação em todos os níveis (municipal, estadual e federal).Representou a entidade no Comitê Estadual da Reserva da Mata Atlântica, participando intensamente da criação do Parque Estadual de Torres, além de efetiva participação na Câmara Técnica de Biodiversidade do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e, por várias gestões, atuou no Conselho Superior da entidade. Atualmente dedica-se à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Professor Baptista, localizada no município de Dom Pedro de Alcântara.

“A homenagem me honra muito, mas não fiz nada mais do que minha obrigação”, afirmou Udo Mohr, que participou de cursos de educação ambiental pelo Estado, ao destacar o curso realizado em 1982, no Morro Teresópolis e em Guaíba, que atraíram novos militantes para a Agapan, como a ex-presidente e atual conselheira, Edi Fonseca. Edi complementou, observando que o resultado da aplicação das palestras nas escolas foi “impressionante, o que contribui até hoje para com a credibilidade da entidade”.

A comemoração dos 43 anos da Agapan iniciou no sábado (26/4), na Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), quando seus associados ocuparam a banca que era de Augusto Carneiro, falecido recentemente, para divulgar ações, vender camisetas e conversar com as pessoas sobre as causas ambientais em foco na associação. Também foi plantado um Ipê Roxo, no Recanto Oriental do Parque Farroupilha (Redenção), em homenagem a Carneiro, um dos fundadores da Agapan.

Informações
Assessoria de Imprensa da Agapan
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues

foto: Alice Camargo/Agapan

Nenhum comentário: