23 junho 2013

Consema rejeita moção da AGAPAN

29 de maio de 2013: BOE retira manifestantes do Ocupa Árvores. (Foto: Ramiro Furquin/ Sul 21)

Consema rejeita moção da AGAPAN


AGAPAN apresentou através de sua conselheira Edi Fonseca seu pedido de "Moção de Repúdio" à ação truculenta da Brigada Militar contra o "Movimento Ocupa Árvores" para o   Conselho Estadual de Meio Ambiente - CONSEMA  na última quinta-feira, dia 20 de junho, o que foi negado pelas entidades participantes. 

(Leia abaixo na íntegra.)


PROPOSTA DE MOÇÃO DE REPÚDIO

O Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA/RS, através do presente documento, vem a público manifestar o seu repúdio à maneira truculenta através da qual a Brigada Militar do Estado, na madrugada do dia 29 de maio último, desalojou os jovens do “Movimento Ocupa Árvores”, acampados desde fevereiro no Parque do Gasômetro, nas proximidades da Câmara Municipal de Porto Alegre, submetendo-os a atos de humilhação, desrespeito, agressão física e psicológica, acompanhada de prisão arbitrária e apreensão de pertences.

Repudiamos a ação da Brigada Militar que chegou ao ponto de utilizar um contingente do o BOE - Batalhão de Operações Especiais na calada da noite, contra este pequeno grupo de jovens desarmados e indefesos, cujo objetivo cívico era impedir a derrubada de árvores na Av. Edvaldo Pereira Paiva, por parte do executivo municipal de Porto Alegre. A necessidade deste arboricídio foi justificada através da urgência na execução de um projeto de obras viárias para a Copa do Mundo de 2014, na escandalosa conjuntura de um acordo com a FIFA no qual o Brasil abre mão da sua soberania política e legal, o estado de exceção instituído através da Lei 12.663 de 5 de junho de 2012, a chamada Lei Geral da Copa.

Numa conjuntura histórica em que a sociedade brasileira se mobiliza em grandes manifestações públicas, expressando um consenso geral na defesa dos direitos mais legítimos da soberania popular e da cidadania, o Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, vem a público repudiar a violência do poder estatal contra os jovens do “Movimento Ocupa Árvores”. Estes foram movidos exclusivamente pela defesa do patrimônio público da nossa coletividade, representado pela nossa arborização urbana.

Porto Alegre, 20 de junho de 2013.

AGAPAN 



Nenhum comentário: