26 junho 2013

28/06: O dia mais temido dos moradores e das árvores da rua Anita Garibaldi se aproxima



Rua Anita Garibaldi no verão de 2012. (Foto:AGAPAN)

O dia mais temido dos moradores e das árvores da rua Anita Garibaldi se aproxima

A Prefeitura de Porto Alegre, que desponta como a que mais derruba árvores das ultimas gestões, iniciou há dois dias a divulgação da derrubada das 198 árvores na rua Anita Garibaldi para dar passagem à construção de um viaduto-trincheira.

A obra, cujo orçamento passou de R$ 10 milhões para R$ 16 milhões, promete melhorar o trânsito, porém com sinaleiras em cima do viaduto. Além disso, aumenta o percurso em vários quilômetros para retornar em direção ao aeroporto, “utilizando vias menores e já congestionadas, sem planejamento urbanístico e de tráfego”, observa Vanessa Melgare, publicitária moradora da Anita Garibaldi, ao destacar que “o traçado da obra já foi contestado por engenheiros de trânsito mais experientes da UFRGS e inclusive o ex-diretor da EPTC”.


Folheto da Prefeitura declara que o bairro ficará mais verde após o corte de 198 árvores.  (Foto: AGAPAN)

No final da tarde desta terça-feira (25/6), equipe da Prefeitura distribuía à população um folheto informativo da "obra verde da trincheira", que destaca "trânsito melhor, cidade mais verde, bairro mais verde". No folder, há indicação de que a compensação de árvores se dará no próprio bairro, com o plantio de 208 mudas, de um total de 258 mudas de árvores.


Placa da SMAM libera o corte de 198 árvores e com plantio de 271 contradizendo o folheto  e o RAS .  (Foto: AGAPAN)

Compensação: 

“Os números de árvores a serem derrubadas e o plantio compensatório não conferem, entre o relatório ambiental simplificado (RAS), o folder publicitário e a placa da Smam” (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), rebate Vanessa. No Relatório Simplificado constam 110 árvores derrubadas, 24 transplantadas e 61 árvores sem qualquer intervenção, com a indicação de plantio de 245 mudas, sendo 20% apenas no bairro. No folder publicitário consta o plantio de 258 "árvores" (o correto são mudas) nas ruas do bairro. Já na placa de rua da Smam, consta que 198 árvores sofrerão intervenção e haverá plantio de 271 mudas.


Praça Japão, que já foi cartão-postal do bairro, está com duas obras de arte  depredadas. (foto:AGAPAN) 


Plátanos da alameda Raimundo Correa foram mal  podados.
 (foto:AGAPAN)

Melhorias não foram feitas nas alamedas que ligam o bairro à Praça Japão:

“Na audiência o representante da PMPA, secretário da pasta de governança, César Busatto, indicou que haveria um tratamento especial destinado às podas das alamedas e com a revitalização da Praça Japão, mas não é o que se constata no local”, lamenta Ana Luísa, ao destacar que “o túnel verde de árvores imensas que fechavam com sua copa a passagem pela rua já não existe mais e será mais visível no verão. Os plátanos da Alameda Raimundo Correa foram cortados de maneira abusiva, e apresentam focos de apodrecimento”. Segundo a moradora, a Praça Japão segue com o espaço deteriorado por pichações, fonte desligada, duas esculturas destruídas por vandalismo e existência de água parada no lago.



Data prevista:

A data dos cortes já estaria marcada pela gestão municipal para a próxima sexta-feira dia 28 ou dia 29, sábado, durante o final-de-semana.
“Entre os moradores, o clima já está ficando pesado e triste”, diz Ana Luísa Bolognesi, presidente da Associação de Amigos da Praça Japão (Ampraja). “Se há beleza na rua do bairro, ela se dá muito em função da paisagem urbana enriquecida de jacarandás, jerivás, ipês, guapuruvus”, observa. Segundo Ana Luísa, “a obra não irá desafogar o trânsito, pois jogará duas faixas de trânsito para apenas uma faixa rua abaixo”. Ou seja, “quem dobrava para a esquerda na avenida Carlos Gomes em direção ao aeroporto terá que fazer uma volta bem maior, via Anita Garibaldi, encarecendo o seu percurso e aumentando a poluição no local". Os moradores do entorno da Anita Garibaldi estão convidando a população a se manifestar junto à derrubada das árvores, em horário a ser divulgado assim que chegarem as motosserras, via redes sociais.


Informações dos moradores da Anita Garibaldi

Um comentário:

falcões do Lami disse...

Somos uma entidade sem fins lucrativos,nucleo de muitos que virão de uma ONG esportiva,estamos reivindicando melhorias em nossa região,incluindo alem de outras a implantação de ciclovias ligando o extremo sul de porto alegre (Lami) a Restinga e a belem novo,gortariamos da colaboração de vocês,manifestação dia 07/07 as 16hr na rotula do bom Lami,gostariamos de uma resposta,desde já agradecemos.