28 janeiro 2013

29 de janeiro: Prefeitura deverá apresentar documentação faltante sobre o projeto Trincheira da Anita :: população convocada

Placas da obra da Trincheira da Anita Garibaldi que gastará 16 milhões para um túnel de difícil  utilidade.

AGAPAN esteve presente no dia de  hoje na reunião da Associação dos Moradores da Praça Japão – Amapraja, com a Prefeitura de Porto Alegre, que tinha por objetivo de ouvir as propostas da gestão municipal sobre as solicitações da carta da associaçao sobre a Trincheira da Rua Anita Garibaldi.



Pela prefeitura estavam presentes o adjunto de César Busato, um engenheiro da prefeitura, Pancinha e o vice-prefeito, Sebastião Mello; e pelos moradores estavam presentes a presidente da Amapraja, Ana Luíza Lovatto, os vereadores Fernanda Melchiona e Marcelo Sgarbossa, Eduíno Mattos da Ong Solidariedade,  Eduardo Finardi pela AGAPAN, entre outros.



Os representantes dos moradores da rua Anita Garibaldi apresentaram a sua revolta com a atitude da Prefeitura, que há um ano e meio vem fazendo de conta que discute a obra, mas o que faz é tentar passar por cima dos moradores.



Eduino Mattos, da Solidariedade, defende que seja construído primeiro o viaduto da Plínio, uma obra fundamental. Mas, a prefeitura defende os três viadutos como partes de um projeto para o trânsito de toda a cidade. Para Eduardo Finardi da AGAPAN," o importante é mudarmos esta cultura de transporte urbano, e não construirmos nenhum túnel até ter uma nova visão de mobilidade".



Na reunião foi decidido que as máquinas da construtora permanecerão paradas, até que sejam respondidas pela Prefeitura todas as questões e apresentados todos os documentos legais da obra (Eia-rima, relatório de impacto de vizinhança, compensações, orçamento, projeto, anuência do MP, etc.).



A apresentação destes documentos foi marcada para acontecer amanhã às 16 horas, quando a prefeitura na pessoa de seu vice-prefeito Sebastião Mello e todo o secretariado responsável deverão apresentar todos os documentos faltantes na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre,  em uma das salas das comissões, no terceiro andar.


É importante a presença de muitas pessoas amanhã na Câmara, defendendo uma cidade sem trincheiras, com projetos com visão mais ampla de mobilidade urbana.



A reunião é aberta ao público. Mais detalhes no evento do Facebook: http://www.facebook.com/events/494372863937090/



Os documentos requisitados para a prefeitura foram os seguintes:

-Relatório impacto ambiental
-Relatório de impacto de vizinhança
-Plano de drenagem
-Equipamentos de escavação
-Estudo de solos
-Projeto geométrico
-Estudo de fluxo de veículos em POA para os próximos 20 anos (especialmente os referentes ao cruzamento da Anita com a av. Correa Daudt)
-Plano de sinalização da EPTC para a trincheira
- Aprovação técnica da não necessidade de ciclovia na obra
- Aprovação da obra no orçamento participativo
- Comprovação do Plano Diretor/ Conselho do Plano Diretor
- Estudo de sinalização para os pedestres
- Impacto nos comércios que serão fechados pelas desapropriações
- Orçamento da obra e emendas
- Projeto futuro de duplicação da Anita

AGAPAN
Foto: Eduino Mattos/Solidariedade
Documentação fonte anita mais verde.blogspot.com

Nenhum comentário: