31 agosto 2012

Livro sobre a vida da ambientalista Hilda Zimmermann é lançado na Assembleia


Fila de autógrafos no Solar dos Câmara
Ao falar sobre as ações de sua mãe, Lívia destacou a preservação do Solar dos Câmara e dos jardins do Palácio Farroupilha, que quase foram destruídos para a construção de um estacionamento

Um clima de emoção e reencontro marcou o lançamento do livro Ações que mudaram a história – A saga de Hilda E. Wrasse Zimmermann & sua agenda socioambiental. Escrita por sua filha, Lívia Zimmermann, a obra mostra as várias faces da personalidade de uma das pioneiras do movimento ecologista gaúcho, que além de combater os crimes ambientais, insurgiu-se contra a discriminação aos índios, mulheres, menores de rua, idosos e cegos e em defesa dos animais e da agroecologia. O lançamento no Rio Grande do Sul foi promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, presidida pela deputada Marisa Formolo (PT), na manhã desta quarta-feira (29), na Sala José Lewgoy, no Solar dos Câmara.

Lívia Zimmermann autografa o livro para a deputada Marisa Formolo.
Lívia apresentou as principais ações protagonizadas por sua mãe, que marcaram definitivamente a história gaúcha. Entre elas, a defesa da preservação do Solar dos Câmara e dos jardins do Palácio Farroupilha, que quase foram destruídos para a construção de um estacionamento. “Vale a pena lutar”, enfatizou a autora.

Depoimentos
Alexandre Lindenmeyer, Sandra Ribeiro, Marco Aurélio Correa, Marisa Formolo, Lívia Zimmermann, Luiz Barbosa e Beto Moesch.
Participaram da mesa, além da presidente da Comissão e da autora, o deputado petista Alexandre Lindenmeyer (representando a Assembleia), o diretor-geral da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Marco Aurélio Correa (representando o governador Tarso Genro), a vice-presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Sandra Jussara Mendes Ribeiro, o vereador Beto Moech (representando a Câmara de Vereadores da Capital), a promotora de Justiça Isabel Bidigaray (representando o Ministério Público/RS) e o diretor do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia, Luiz Carlos Barbosa. Marisa abriu espaço para que os participantes também pudessem dar seu depoimento, o que reforçou o clima intimista do evento.

Autógrafos
A sessão de autógrafos foi realizada nos jardins da Assembleia, num dos raros momentos de sol na capital nos últimos dias. Os livros foram distribuídos gratuitamente.


Por Cristiane Vianna Amaral, Agência de Notícias ALRS
Imagem: Galileu Oldenburg | Agência ALRS
Agência de Notícias ALRS - EcoAgência

Atenção:
O livro esta esgotado, estamos aguardando um contato para saber quando haverá nova impressão.


Agapan comunicação

Um comentário:

Anônimo disse...

Não tive como ir ao lançamento do livro, mas gostaria de saber como posso ter um exemplar. Posso pega-lo em algum lugar?