01 maio 2012

Conferência ambiental de Porto Alegre deixa a desejar






Após seis anos, a prefeitura de Porto Alegre realizou, nos dias 27, 28 e 29 de abril, a V Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o tema Ética do Cuidado Ambiental em Porto Alegre: O Futuro da Paisagem.


Na abertura do evento, no dia 27 de abril, o professor Dr. Genebaldo Freire Dias, palestrou sobre "Os Choques da Transição". O sábado foi de debates sobre nos diversos grupos temáticos: Saúde e Qualidade Ambiental, Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Cinturão Verde e Paisagem Urbana, Mobilidade Urbana e Construções, e Tecnologias Sustentáveis, que resultou em cerca de 100 propostas e dez Moções voltadas para a elaboração de diretrizes focadas na execução de políticas públicas da área ambiental.


O evento teve problemas na divulgação, por isso contou com baixa participação social. No domingo, dia 29, a plenária final atrasou, por falta de microfone. Por outro lado, conseguimos, com nossa participação, aprovar várias resoluções, viáveis para serem implementadas, desde que haja vontade política e, por parte da sociedade, muita fiscalização na execução. 


Por outro lado, vários participantes distribuindo cartões de prestadores de serviços e de empresas "ambientais". Esperamos que, em 2014, em plena Copa do Mundo, a Conferência aconteça com mais participação social e divulgação!!

Edi Fonseca (AGAPAN) e Cíntia Barenho (CEA)
Fotos: Edi Fonseca

Um comentário:

Lori Luci Brandt Dalla Porta disse...

Percebemos que em todos os eventos da área ambiental ocorre este "esvaziamento". Acredito não ser somente pela falta de divulgação mas na falha na implantação das propostas aprovadas. Lori - Biofuturo