03 maio 2012

Morre, aos 89 anos, a ambientalista gaúcha Hilda Zimmermann



Hilda é a quarta da esquerda para a direita, presente nos 40 anos da AGAPAN


A ambientalista gaúcha Hilda Zimmermann, 89 anos, morreu na manhã desta quinta-feira em Porto Alegre. Ela se recuperava de uma pneumonia. 

Natural de Santa Rosa, Hilda foi uma das pioneiras do movimento ambientalista no Estado e fundadora da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN). No movimento ecológico, trabalhou ao lado de José Lutzenberger. 

O gosto pela ecologia, ela havia herdado do pai, Gustavo Wrasse, um defensor dos índios. Os indígenas acabaram se tornando objeto de 40 anos de trabalho de Hilda. Ela fundou e foi presidente da Associação Nacional do Índio (Anaí), cuja luta principal foi a devolução e demarcação das terras indígenas. Por isso, os xavantes a chamavam de Mãe Xavante.

O velório começa às 17h desta quinta-feira no Cemitério Luterano, na Capital. O enterro está marcado para as 11h de sexta-feira.




Hilda na Redenção protegendo o Código Florestal

Um comentário:

Vândalo Verde disse...

Com certeza durante o tempo que viveu ela fez muita diferença!

Nosso último post é sobre a atuação do Ministério público junto aos cidadãos. Acho que, como é mais um canal para denúncia de cortes indiscriminados de árvores, por exemplo, pode ser útil para muita gente. O link do post é http://vandaloverde.blogspot.com.br/2012/05/ministerio-publico-um-espaco-de.html

Até logo!