05 abril 2012

Arquiteto urbanista Nestor Nadruz posiciona-se contra índices construtivos

Nadruz critica aumento dos índices construtivos

O arquiteto e urbanista Nestor Nadruz trabalhou com Edvaldo Pereira Paiva na elaboração do Plano Diretor de Porto Alegre de 1959. Acompanhou o tema por 30 anos na prefeitura e, já aposentado, nos anos 2000, foi uma das lideranças das associações de moradores que protestaram contra a descaracterização na paisagem de alguns bairros que concentraram novos empreendimentos após o Plano Diretor entrar em vigor. Foi coordenador do Porto Alegre Vive e do Fórum de Entidades.

Ele é crítico ao projeto de lei do vereador Reginaldo Pujol (DEM), que dá estímulos ao aumento do tamanho das edificações na Terceira Perimetral e nas futuras estações de metrô. Nadruz interpreta a proposta como um exemplo da prática da construção civil nos últimos anos. “Quando a cidade chega a um limite útil, passam a outra etapa e forçam uma nova modificação na lei, de acordo seus interesses”, avalia.

Ele observa que, depois de oito temporadas de discussões e com muita polêmica, foi aprovada a revisão do Plano Diretor, que entrou em vigor há um ano e meio. “É surpreendente a apresentação desse projeto agora. É a formatação de um novo Plano Diretor dentro do atual Plano recentemente aprovado.”

Nadruz cobra mais transparência, debates e audiências públicas. “Será uma aberração institucional se não tiverem o cuidado de cumprir a Lei Orgânica Municipal, que exige amplo conhecimento da população durante 90 dias que antecedem a aprovação de um projeto de lei que possa resultar num impacto ambiental negativo.”

Para o ex-coordenador do Porto Alegre Vive, o tema poderia entrar na próxima revisão do Plano, mas não agora e sem a participação popular. Ele também critica o projeto por dispensar licitação para a compra de Solo Criado (aquisição de índices construtivos) e cobra a implementação de outros complementos do Plano, como as áreas especiais de interesse cultural e o Estudo de Impacto de Vizinhança, recém-aprovado na Câmara.

Jornal do Comércio, 04/04/2012,
Imagem: Cesar Cardia

Nestor Nadruz é arquiteto urbanista, ambientalista, conselheiro da Agapan.

Nenhum comentário: