24 abril 2012

Abraço ao Guaíba acontece em dia frio e chuvoso

Apesar da chuva, do vento e do frio no sábado à tarde em Porto Alegre, aconteceu o Abraço ao Guaíba, durante o Hanamatsuri (Festival das Flores), realizado no último final de semana, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre. O Abraço iniciou dentro da Usina, onde estava a feira e o Pequeno Buda, constantemente banhado com chá adocicado, com o intuito de atrair bons fluidos. Em seguida, as pessoas, de mãos dadas, foram até a Orla,onde reverenciaram o rio. Integrantes da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) e do Ingá Estudos Ambientais participaram do Abraço ao Guaíba, que reuniu budistas, estudantes e o público que visitava o festival. Também participaram representantes das ONGs InComum, Museu das Águas e da Solidariedade, além de integrantes do Movimento em Defesa da Orla.
Hanamatsuri representa a história do nascimento de Buda. Conta-se que logo após nascer, o pequeno Buda deu sete passos para cada uma das quatro direções (norte, sul, leste e oeste) e, apontando para o céu disse “Neste Universo, Eu vim para purificar as mentes confusas de todos os seres”. Enquanto caminhava, flores de lótus brotavam da terra tocada por seus pés.
Para Sandra Ribeiro, vice-presidente da Agapan, participar desse primeiro evento em Porto Alegre superou as expectativas. “Foi uma grata surpresa”, afirma, ao analisar o evento como multicultural e intereligioso. “Essa mescla de culturas e a solidariedade e a energia entre as pessoas enriqueceram o evento, embora o tempo chuvoso e frio, que atrapalhou um pouco. Cumprimos a intenção”, disse.
Helena Yando, uma das organizadoras, festeja o evento, destacando a variedade de culturas, atividades, cheiros e sabores. “Foi muito bom. Ano que vem quero deixar o festival muito mais colorido”, anuncia.
Nesta semana, dia 27 de abril, a Agapan comemora 41 anos de fundação. Acompanhe pelo agapan.org.br.


Fotos: Adriane Bertoglio Rodrigues/ Edi Fonseca

Assessoria de Imprensa da Agapan/RS

Nenhum comentário: